Yoga na Gravidez: Conheça Todos os Benefícios Dessa Prática
O yoga na gravidez pode trazer diversos benefícios, tanto para a saúde física quanto mental. Praticar as posturas que envolvem o yoga é uma forma simples de ampliar a consciência corporal e a conexão com o bebê.
Para que esse tipo de exercício não acarrete em problemas para a gestante, é importante que ela respeite as suas limitações físicas de acordo com a fase da gestação que se encontra, de modo que as posições vão se adaptando.
Hoje não é obrigatório fazer aulas em locais específicos para praticar yoga, já que muitas dicas podem ser encontradas de forma online. A seguir você poderá saber melhor como o yoga funciona e quais são os seus principais benefícios.
O que é yoga?
O yoga foi criado a princípio como uma disciplina espiritual, onde o seu principal objetivo é a evolução do ser humano em todos os aspectos de sua existência. Trata-se de uma prática que envolve o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.
Ele pode ser praticado com base em um conjunto de técnicas que combinam posições corporais distintas, respiração, meditação e flexibilidade. O yoga na gravidez é permitido e altamente recomendado, já que possui muitos benefícios.
Como a atividade é bastante segura e envolve baixo impacto, pode ser praticada durante toda a gestação, mas os exercícios são divididos conforme o trimestre para tornar a atividade ainda mais segura.

Como funciona o yoga na gravidez
Conforme já citado, o yoga na gravidez é muito seguro, mas para que as gestantes não corram nenhum tipo de risco durante a prática, ela é dividida de acordo com o trimestre e funciona da seguinte forma:
- Yoga para gestantes primeiro trimestre: geralmente aqui as mães recebem aulas introdutórias sobre o yoga, onde aprende posturas mais básicas e fáceis, que são voltadas para relaxar o corpo e tranquilizar a mente;
- Yoga para gestantes segundo trimestre: as práticas aqui terão o objetivo de aliviar os desconfortos causados pela gestação, então as atividades estarão mais relacionadas ao alinhamento postura;
- Yoga para gestantes terceiro trimestre: aqui as atividades devem oferecer mais estabilidade e equilíbrio para a futura mãe, de modo que ela pode aprender a controlar a ansiedade e prepara o corpo para o parto.
Principais benefícios do yoga na gravidez
O yoga é uma atividade milenar que gera muitos benefícios para todas as pessoas, independente de idade, condição física ou gênero, de modo que os praticantes podem trabalhar o corpo e a mente de uma forma única.
Quando se trata de yoga na gravidez, os benefícios gerados são ainda mais visíveis e podem ser visualizados em vários pontos da rotina da gestante. Veja abaixo quais são os principais benefícios dessa prática:
- Com a prática do yoga, o assoalho pélvico pode ser fortalecido, o que é muito importante para as grávidas que desejam realizar o parto natural;
- Os exercícios atuam na redução da ansiedade, condição psicológica que geralmente é muito marcante na gravidez;
- Por ser uma prática de autocuidado, a mãe consegue intensificar seu vínculo com o bebê;
- Através das posições do yoga, é possível que haja a redução de dores musculares, principalmente aquelas relacionadas a dores lombares;
- Como o yoga ativa a circulação sanguínea, ele atua reduzindo as dores nas pernas e o inchaço;
- Começar a praticar é muito fácil e muitas vezes não é necessário sair de casa, já que muitos locais oferecem aulas online.
Vale mencionar ainda que o yoga também ajuda na recuperação do pós-parto, sendo que continuar com a prática mesmo após a gestação acarretará em outros diversos benefícios que podem ser sentidos no cotidiano.
Praticando yoga de forma segura
Com base no tópico anterior você pode perceber que há apenas vantagens em fazer yoga na gravidez, já que ele realmente contribui para a saúde da mãe de do bebê, mas para evitar problemas, é preciso tomar alguns cuidados:
- Evite todas as posturas que façam pressão na região abdominal;
- Evite as posturas invertidas;
- No primeiro trimestre, dê prioridade para as posições feitas em pé;
- Durante a prática, mantenha a coluna reta e queixo erguido, já que assim o bebê pode ficar mais confortável.
Hoje é possível encontrar vídeos de yoga para gestantes YouTube, mas é importante que você jamais negligencie o auxílio de um profissional especializado a fim de executar as atividades com mais segurança.
Relação do yoga com a depressão pós-parto
De acordo com estudos diversos, muitas brasileiras sofrem depressão pós-parto, que consiste em um transtorno mental que prejudica muito o vínculo afetivo da mãe com o recém-nascido, sendo preciso ter uma atenção especial.
Para evitar esse tipo de quadro, o yoga é amplamente recomendado, já que ele trabalha a mente e o corpo em conjunto. Quando aliado à meditação, essas ferramentas são poderosas em relação ao combate de distúrbios psicológicos.