Vitaminas Para Engravidar: Conheça as Principais
As vitaminas para engravidar são uma opção muito interessante para todas as mulheres que têm o desejo de se tornarem mães, isso porque elas ajudam a preparar o corpo para receber um possível embrião.
É importante destacar que o consumo dessas vitaminas não garantirá uma gravidez, mas elas podem favorecer o organismo nesse sentido, já que ter uma boa saúde é muito importante para conseguir levar uma gestação adiante.
Nesse post você poderá conhecer as principais vitaminas recomendadas para auxiliar na pré-conceção e entender um pouco mais a respeito deste assunto, então continue a sua leitura para saber mais.
Importância das vitaminas sobre a fertilidade
Uma causa muito comum de problemas relacionados à infertilidade é a alimentação inadequada, que possui uma baixa qualidade nutricional. Sendo assim, uma simples alteração na dieta pode auxiliar em relação à concepção.
As vitaminas para engravidar são muito buscadas e podem ser facilmente encontradas em alimentos e suplementos específicos. Nesta última opção, há uma recomendação de que busque orientação médica antes de iniciar a ingestão.
Para que seja gerado o efeito esperado, é necessário tomar o suplemento nas doses corretas, mas além deste, a alteração na dieta por uma realmente adequada e rica em nutrientes será amplamente indicada.
Principais vitaminas para engravidar

É muito comum que as mulheres busquem pela melhor vitamina para engravidar, mas existem diversas que podem ser úteis para conseguir uma concepção viável. Veja quais são as principais logo a seguir:
Vitamina B6
Essa é uma vitamina muito importante para o funcionamento correto do organismo, podendo atuar em relação à fertilidade. Outro dado importante sobre ela é que a mesma atua para equilibrar os níveis do hormônio progesterona.
Ao ter a progesterona devidamente regulada, é possível inclusive evitar abortos espontâneos, o que garantirá uma gestação mais tranquila. Você pode encontrar a vitamina B6 em alimentos como ovos, laticínios e carnes.
Vitamina B9
A vitamina B9 também é popularmente conhecida como ácido fólico, sendo uma ótima opção para quem já está grávida ou para aquelas mulheres que estão tentando ter um bebê. Pode ser encontrada em vegetais e grãos integrais.
Dentre as vitaminas para melhorar a qualidade dos óvulos, a B9 acaba se destacando. Além disso, ela pode auxiliar no desenvolvimento do embrião a fim de evitar malformações relacionadas ao sistema nervoso central.
Vitamina B12
Como a fertilidade das mulheres tem uma relação direta com a saúde do organismo, a vitamina B12 é fundamental para manter as células sanguíneas saudáveis, o que pode combater a anemia.
Tal vitamina é ainda mais recomendada para aquelas mulheres que não ovulam regularmente ou não conseguem identificar o período fértil. Você pode encontrar a vitamina B12 em alimentos como queijo, ovos, fígado, caranguejo e salmão.
Zinco
Mais uma das vitaminas para engravidar que podem lhe ajudar a conseguir alcançar a gravidez é o zinco, já que ele auxilia o organismo em relação a produção equilibrada de estrogênio, hormônio este que faz o desenvolvimento do óvulo.
A falta de zinco no organismo pode acarretar em problemas com o óvulo, de modo que ele não realizará as divisões celulares corretamente. Pode ser encontrado no feijão, frutos do mar, grão de bico, soja, laticínios e carne vermelha.
Vitamina C
A vitamina C é muito conhecida pelo seu papel exercido sobre o sistema imunológico, ou seja, ela o torna mais forte e ainda auxilia em relação a absorção de ferro, elemento este que também é fundamental para o corpo.
Além disso, trata-se de um antioxidante muito eficiente que também participa da manutenção dos níveis do hormônio progesterona, que é muito importante para a gestação. A vitamina C pode ser encontrada em diversas frutas e vegetais verde-escuros.
Selênio
O selênio é um mineral que quando combinado com vitaminas para engravidar, apresenta uma maior eficiência. Ele tem um papel muito interessante sobre a fertilidade feminina e masculina, além de ajudar a combater abortos recorrentes.
É considerado comum a perda do embrião devido a uma baixa de selênio e outros minerais no organismo, então mantê-lo em boas concentrações é muito importante. Ele pode ser encontrado na castanha do Pará, frango, peixes e pães.
Ferro
Mulheres que possuem anemia possuem uma maior probabilidade de gerar óvulos não saudáveis, então a ingestão de ferro se torna algo fundamental, uma vez que ele tem um papel muito importante em relação a produção das hemácias.
Ao corrigir a anemia, os órgãos podem receber uma oxigenação adequada, incluindo o aparelho reprodutor. Você pode encontrá-lo em diversos alimentos, como carnes e espinafre, por exemplo
Gostou do nosso conteúdo? Veja também quais são os principais sintomas de ovulação.