Saiba quais são os principais sintomas de gravidez
Os sintomas de gravidez podem variar muito de uma pessoa para outra, mas é importante conhecer quais são os principais para que você possa reconhecer alguns dos sinais que indiquem uma possível gestação.
É importante mencionar que mesmo na presença dos sintomas, as únicas formas de fazer o diagnóstico da gravidez envolvem exames médicos, que podem variar de acordo com o tempo estimado de gestação
Identificar a gravidez precocemente é muito importante para que o acompanhamento pré-natal se inicie, já que este garante a saúde da futura mãe e do bebê. Para saber mais sobre o tema, continue nos acompanhando.
Com quanto tempo de gravidez aparecem os sintomas?
Essa é uma das dúvidas mais comuns quando o tema é sintomas de gravidez, e estes aparecem geralmente entre a segunda e a terceira semana após a data da concepção, mas pode haver uma certa variação em relação a este prazo.
Além do mais, há várias mulheres que não sentem nenhuma alteração no seu organismo no início do período gestacional, então é muito importante ficar atento a todos os sinais para levantar suspeitas o mais rápido possível.
Segundo especialistas, as melhores formas de diagnosticar uma gravidez será através do Beta HCG, que envolve a coleta de sangue da mãe, e o ultrassom, sendo que este último será eficaz a partir da sexta semana.

Aproveite para fazer o nosso Teste de Gravidez Online
Leva menos de 2 minutos para você responder algumas perguntas e é totalmente gratuito.
Primeiros sintomas de gravidez
O sinal que ocorre com mais frequência e que pode indicar uma possível gestação é o atraso da menstruação, mas como diversas mulheres apresentam um ciclo menstrual muito irregular, esse sintoma pode passar despercebido.
Conforme já comentado, os sintomas de gravidez podem variar de uma grávida para outra, pois cada organismo responde diferente à presença do feto. Veja abaixo outros sinais que são considerados comuns:
- Aumento da frequência urinária;
- Enjoos e vômitos matinais;
- Sensibilidade nos seios;
- Corrimento vaginal marrom;
- Cólicas ou inchaços abdominais;
- Sono ou cansaço excessivo;
- Dor nas costas;
- Aversão a cheiros fortes.
É importante destacar que estes sinais podem aparecer em períodos diferentes, mas geralmente surgem no primeiro trimestre da gravidez, já que este é o período mais crítico da gestação devido ao rápido desenvolvimento fetal.
Outros sintomas menos comuns
Alguns sintomas de gravidez podem ocorrer mesmo que não sejam tão comuns, e em alguns casos eles podem aparecer em conjunto com os sinais mais clássicos que foram abordados no tópico anterior. Os menos comuns incluem:
- Alteração frequente de humor: devido às grandes mudanças hormonais, as mulheres podem se sentir mais sensíveis nas primeiras semanas de gestação;
- Acnes e pele oleosa: também devido a grande alteração hormonal a pele pode se apresentar oleosa, o que contribui para o aparecimento de acne;
- Dores de cabeça: na gravidez há o aumento dos níveis de estrogênio, que por sua vez pode resultar em dores de cabeça;
- Tontura: esta pode aparecer em decorrência da redução da pressão arterial;
- Fadiga: a sensação de exaustão ou cansaço podem aparecer em mulheres grávidas;
- Constipação: a prisão de ventre pode estar presente durante toda a gestação, então é importante cuidar da alimentação para evitar ou reduzir este sintoma;
- Gosto estranho na boca: este é um relato pouco comum, mas algumas mulheres afirmam sentir gostos metálicos ou apresentam excesso de saliva.
Como minimizar os sintomas da gravidez
As intensas modificações que ocorrem no organismo das mulheres em decorrência da gestação podem gerar diversos incômodos, conforme já abordamos, mas estes podem ser minimizados através de algumas técnicas:
- Enjoo: realizar pequenas refeições a cada 3 horas, evitando alimentos gordurosos e ingerindo bastante água pode ajudar no alívio deste sintoma. No enjoo matinal, uma boa pedida é ingerir alimento ácidos, como suco de limão;
- Azia: este é um dos sintomas de gravidez mais frequentes e para evitá-lo, é importante que as mulheres não se deitem logo após as refeições;
- Prisão de ventre: o consumo de alimentos ricos em fibras pode melhorar muito este sintoma, então opte por opções como brócolis, folhas verde-escuras, veia, feijão, manga e mamão;
- Inchaço e dor nas pernas: quando se sentar ou deitar, fique em uma posição onde as pernas fiquem levemente mais altas do que o quadril. Evitar ficar muito tempo em pé e roupas justas também é importante;
- Sono: a dica para evitar o cansaço constante e o sono frequente é dormir 1 hora mais cedo do que o habitual, e caso seja possível, tire um cochilo no meio do dia.
Aqui é muito importante destacar que as gestantes não devem recorrer a medicamentos sem que haja prescrição médica para aliviar os sintomas de gravidez, pois estes podem causar danos a sua saúde e a do bebê.