Qual o Tamanho do Bebê Com 6 Semanas? Veja Agora
Qual o tamanho do bebê com 6 semanas é uma dúvida muito comum entre as gestantes, já que esta é uma fase muito marcante onde o desenvolvimento de diversos órgãos como fígado, rins, pulmão e intestino se inicia.
6 semanas de gestação corresponde de 36 a 42 dias, momento este em que diversas mudanças hormonais ocorrem no organismo da mulher, o que pode trazer sensações contraditórias entre tristeza e alegria.
Por se tratar do início da gravidez, é comum que muitas mulheres ainda não tenham descoberto a sua condição e com base nesse post você poderá saber com detalhes qual o tamanho do embrião, além dos sintomas comuns nessa fase.
Desenvolvimento do bebê com 6 semanas de gravidez
O feto de 6 semanas está em desenvolvimento constante, tendo o coração batendo em um ritmo acelerado e as estruturas que vão dar origem ao rostinho do bebê começam a se desenvolver nesta etapa da gestação.

O tecido ósseo e muscular também está se formando, sendo cobertos por finas camadas de pele. Já a coluna vertebral se estende, apresentando um aspecto diferente e semelhante a uma pequena cauda, que desaparece em algumas semanas.
Como o desenvolvimento do bebê é bastante acelerado, há uma relação direta com qual o tamanho do bebê com 6 semanas, tendendo a aumentar mais a cada dia devido a constante formação de estruturas importantes do corpinho.
Confira qual o tamanho do bebê com 6 semanas
O primeiro trimestre de gravidez é marcado por intensas alterações hormonais, responsáveis por dar início às modificações no corpo da mulher para que seja possível comportar a gestação e proporcionar um ambiente adequado para o feto.
Neste período, podemos comparar qual o tamanho do bebê com 6 semanas a um botão de roupa ou a uma semente de romã, medindo entre 4 e 6mm, e conforme mencionado, tende a crescer mais a cada dia.
Dentro das etapas da gravidez conhecidas no meio médico, esta é conhecida como período embrionário, onde a mulher deve sempre seguir corretamente o calendário de pré-natal para acompanhar o crescimento saudável do embrião.
Principais mudanças no corpo da mulher
Quando se trata de 6 semanas de gestação sintomas e mudanças no corpo da mulher, esta fase é marcada pelas altas hormonais, podendo tornar mais claro os sintomas de sonolência, cansaço, enjoo matinal e mamas doloridas.
Outros sintomas incluem dor de cabeça, dor nas costas e nas pernas, além de uma sensação de peso no abdômen devido principalmente ao grande crescimento uterino, que ocorre para comportar melhor o bebê.
Embora o tamanho do bebê com 6 semanas seja relativamente pequeno, as alterações que ocorrem no útero podem pressionar a bexiga, que associado a alta do hormônio HCG, contribuem para o aumento da necessidade de urinar.
Cuidados que devem ser tomados na sexta semana
Agora vamos falar sobre gravidez 6 semanas cuidados, já que algumas estratégia podem ser usadas com o objetivo de reduzir ou até mesmo eliminar certos desconfortos comuns no primeiro trimestre de gestação:
- Enjoo matinal: para aliviar este sintoma, é recomendado se alimentar em intervalos curtos a cada 2 ou 3 horas, ingerindo pequenas quantidades de alimento. Remédios naturais e chá de gengibre também são boas opções;
- Sonolência ou cansaço excessivos: tente dormir um pouco mais cedo à noite, além de estabelecer uma rotina de dormir e acordar nos mesmos horários diariamente. Também faça pausas e tire breves cochilos ao longo do dia;
- Mamas pesadas ou doloridas: caso seus seios estejam muito sensíveis, opte por usar sutiãs de sustentação, já que eles ajudam a reduzir a dor e também a sensação de mamas pesadas, que é muito incômodo;
- Constante vontade de urinar: como já dissemos, saber qual o tamanho do bebê com 6 semanas tem relação sobre isso, não havendo muitas estratégias para evitar, então recomendamos que esvazie a bexiga por completo mais vezes;
- Queimação ou sensação de queimação no estômago: evite a ingestão de comidas apimentadas, frituras e condimentos. Além disso, especialistas indicam não deixar após as refeições, já que isso pode intensificar o sintoma.
Exames que devem ser feitos
A partir do momento em que se descobre a gestação, é fundamental que todas as gestantes façam os exames de pré-natal, sendo que através do ultrassom 6 semanas é possível avaliar a integridade do feto.
Além disso, o exame de imagem permite saber qual o tamanho do bebê com 6 semanas de forma mais precisa e caso seja feito ultrassom com doppler, será possível ver o coração do embrião e escutar os batimentos cardíacos.
A depender de cada caso, outros exames podem ser solicitados pelos médicos, como por exemplo hemograma, glicemia de jejum, exame de urina ou fezes, dentre vários outros a depender da finalidade.