Progressiva Para Gestante: Conheça os Principais Riscos
Afinal, progressiva para gestante é algo seguro? Este é um procedimento estético bastante popular e quando se está na gestação, se torna fundamental ter alguns cuidados e seguir as orientações médicas.
Além da progressiva, outros procedimentos como alisamentos e tinturas que envolvem químicas também são utilizados em grande escala no universo feminino, sendo que alguns destes podem levar a problemas de saúde.
Se você deseja saber mais informações sobre este assunto bastante polêmico, continue acompanhando nosso post e sane todas as suas principais dúvidas relacionadas à progressiva em gestantes.
A progressiva para gestante é segura?
Progressiva para grávida não é um procedimento recomendado, pois sua composição inclui o formol, que é uma substância muito comum quando falamos de procedimentos estéticos para o alisamento dos cabelos.
Tal substância é considerada cancerígena conforme divulgações feitas pelo INCA e ainda segundo a Organização Mundial da Saúde, ela é prejudicial à formação do feto, podendo acarretar em grandes problemas, principalmente no primeiro trimestre.
Os órgãos de saúde recomendam que a quantidade de formol usada seja de menos de 0,2%, ou seja, com uma quantidade tão pequena não será possível fazer o alisamento da forma desejada pela mulher.
Alternativas à progressiva
Recentemente, surgiram novos métodos e promessas de alisamento para cabelo com o uso de técnicas menos agressivas, sendo que estas sim podem ser uma opção para as gestantes por serem mais seguras.

Agora que você já sabe que progressiva para gestante não é uma boa opção, destacamos opções como escova de açúcar, frutas e chocolate, que podem ser feitas durante a gravidez e a amamentação.
É importante frisar, porém, que todos os produtos que serão aplicados em seu couro cabeludo devem ser analisados criteriosamente e o procedimento deve ser realizado somente por profissionais de confiança, que não vão adicionar formol à composição.
Produtos que não devem ser utilizados
Quando falamos de progressiva para gestante, as restrições ficam sempre sobre os produtos que contém formol em sua composição, pois conforme já mencionado, estes podem prejudicar o desenvolvimento do feto.
Já no caso de tinturas capilares, estas podem ser usadas desde que não tenham amônia, pois esta também pode ser uma substância prejudicial para a saúde do bebê independente da fase da gravidez.
Mesmo após o nascimento do bebê, muitos especialistas ainda recomendam que a mulher não use tinturas fortes no cabelo e opte pelos tonalizantes, que embora tenham uma durabilidade menor, são menos agressivos.
Produtos estéticos que estão liberados
Manter uma boa autoestima durante a gravides é algo muito importante para que a mulher se sinta bem consigo mesma, e mesmo que haja algumas restrições, há diversos produtos estéticos que são seguros.
Embora a progressiva para gestante não seja uma boa ideia, maquiagens, esmaltes, hidratantes e tonalizantes estão liberados. Outra ótima opção para fazer durante a gravidez é a limpeza de pele.
Caso ainda queira uma opção para manter os cabelos lisos, opte então pela chapinha, pois esta sim pode te ajudar ao longo de toda a gravides sem acarretar a problemas para o bebê, o que é algo bastante positivo.
Existe progressiva para gestante?
Hoje é possível ver no mercado muitas propagandas que afirmam ter progressiva para gestante, sendo que muitos alisantes são comercializados tendo as grávidas como público alvo, mas na grande maioria dos casos, não há nenhum estudo que comprove o caso.
Tendo isso em mente, muitos médicos acabam contraindicado completamente a progressiva durante toda a gravidez, já que basicamente todos os produtos possuem em sua composição conteúdos que alteram o sistema imunológico e o sistema hormonal.
Por se tratar de algo que pode realmente trazer danos para a mãe e para o bebê, certamente é melhor evitar durante toda a gestação e então buscar por uma opção mais segura em conjunto com o seu médico de confiança.
Considerações finais
Se você ainda tiver qualquer tipo de dúvida sobre o tema “progressiva para gestante”, não deixe de consultar o seu obstetra, pois este será o profissional mais adequado para esclarecê-las de forma concreta.
Caso opte por fazer qualquer tipo de procedimento nos cabelos, como os comentados neste post que não envolvem a adição de formol, destacamos ainda a necessidade de buscar um bom profissional para a aplicação.
Embora estas restrições possam parecer algo chato a princípio, estas serão fundamentais para garantir a plena saúde do bebê e da mãe, evitando complicações graves que podem surgir em decorrência da aplicação de químicas capilares.
Veja ainda nosso conteúdo onde abordamos se grávida pode pintar o cabelo.