Pregorexia: O Transtorno Que Pode Afetar a Sua Gravidez
A pregorexia se trata de um transtorno alimentar que pode acometer mulheres grávidas, onde algumas pessoas possuem uma predisposição maior para o desenvolvimento deste problema por não possuírem uma boa relação com a sua imagem corporal.
A gestação provoca diversas alterações no corpo das mulheres e o aumento de peso é bastante acentuado, sendo que esses detalhes acabam incomodando muito algumas das futuras mamães.
Esse incômodo, quando muito intenso, pode se tornar um transtorno alimentar e é exatamente sobre isso que falaremos nesse post, então continue a sua leitura para compreender melhor o que é essa alteração.
O que é a pregorexia?
Embora seja algo ainda pouco estudado, a pregorexia é considerada um transtorno alimentar que mulheres grávidas desenvolvem devido a uma preocupação excessiva em controlar o ganho de peso.
Em virtude disso, algumas delas acabam aderindo a dietas totalmente desequilibradas, praticando exercícios físicos muito intensos ou até mesmo fazendo o uso de laxantes, tudo isso para evitar o ganho de peso durante a gestação.
As consequências desses atos podem ser diversas, acarretando inclusive em uma desnutrição que afeta tanto a mulher quanto o bebê. Em casos grave, até mesmo um aborto pode acontecer devido a falta de nutrientes essenciais.

Principais sintomas
Mulheres que já possuem algum tipo de transtorno alimentar, como bulimia e anorexia, têm uma maior predisposição a desenvolver a pregorexia. Veja abaixo alguns dos principais sintomas apresentados:
- Ter preocupação frequente e constante com o ganho de peso;
- Seguir dietas restritivas;
- Ter episódios de compulsão alimentar;
- Ter baixa autoestima;
- Usar diuréticos ou laxantes;
- Praticar exercícios físicos atenuados;
- Pular refeições;
- Fazer jejum;
- Excluir alimentos variados da dieta por conta própria;
- Não ganhar peso com a gestação.
Quando se trata da pregorexia consequências, estas podem ser diversas e a busca pelo corpo perfeito pode comprometer a saúde da mãe e do bebê, então é importante que as mulheres acometidas sejam acompanhadas de perto.
Como é o diagnóstico da pregorexia
Atualmente, estima-se que os quadros de pregorexia acometem cerca de 1% das gestantes e o diagnóstico às vezes é dificultado devido aos poucos estudos relacionados ao tema até o momento.
Para ter um diagnóstico preciso, é necessário que os profissionais façam uma investigação mais profunda para detectar o problema do transtorno alimentar e também a sua causa, já que esta última é o foco do tratamento.
Além disso, há uma relutância muito comum por parte das mulheres em relação a assumir seu distúrbio, então para que elas se sintam à vontade para conversar sobre os hábitos alimentares, é preciso fazer um questionamento pacífico.
Tratamento
O tratamento para pregorexia deve-se iniciar logo após o diagnóstico do distúrbio, de modo que a mulher deve passar por atendimento com ginecologista, psicólogo, psiquiatra e nutricionista, que ditarão o melhor caminho a ser seguido até o fim da gestação.
Ainda dentro do tratamento, podem ser envolvidas a psicoterapia, e dependendo do caso, medicações específicas. Como cada situação varia muito, o tratamento será adaptado para cada uma das gestantes acometidas.
Após o parto, é muito comum que elas continuem com comportamentos inadequados sobre a alimentação, então é necessário que o acompanhamento psicológico persista até o pós-parto a fim de corrigir esse transtorno.
Consequências para as gestantes e bebês
O ganho de peso durante a gestação é completamente normal, já que o corpo passa por inúmeras alterações a fim de gerar uma nova vida. Hoje sabe-se que grávidas muito magras têm chance muito maior de partos prematuros e risco de mortalidade materna.
Apresentar comportamentos alimentares inadequados, que envolvem dietas de restrição e exercícios físicos excessivos também tem um impacto direto em relação ao desenvolvimento da criança.
A pregorexia aumenta significativamente as chances de um parto por cesariana e o recém-nascido ainda pode ter diversas alterações relacionadas ao seu crescimento ou desenvolvimento neurocognitivo.
Considerações finais
A pregorexia ainda é pouco conhecida e precisamos falar sobre ela para que as gestantes que estão passando por isso entendam os riscos reais, o que contribui para que elas busquem por ajuda especializada.
O risco de desnutrição durante a gravidez é algo que pode acarretar em muitos prejuízos para a mãe e para o bebê, conforme já mencionado, mas devido a queda na imunidade, vários outros problemas também podem acontecer.
Sendo assim, o ideal é que o distúrbio seja identificado o quanto antes para que a gestante possa passar por um tratamento adequado a fim de manter a sua plena saúde, e consequentemente, a saúde do bebê.
Gostou do nosso artigo? Veja também como evitar as estrias na gravidez.