Posição Para o Bebê Arrotar: 5 Dicas Para Ajudar na Amamentação
Não existe apenas uma posição para o bebê arrotar, de modo que este assunto acaba gerando inúmeras dúvidas nas mamães de primeira viagem, já que esta não é uma das tarefas mais fáceis da maternidade.
Ajudar os bebês a arrotar é fundamental, pois assim é possível reduzir a incidência de cólicas abdominais, que causam um grande desconforto na criança. Sendo assim, trata-se de algo que você não pode deixar de fazer.
Com base nesse post você terá a oportunidade de entender melhor este assunto relacionado ao universo dos bebês, além de acompanhar 5 dicas especiais que vão ajudá-la no momento de fazer seu bebê arrotar, então continue a sua leitura!
Por que fazer o bebê arrotar após a amamentação?
A amamentação é tida como um momento especial, onde mãe e filho estabelecem um vínculo afetivo mais profundo, mas além disso, também acontecem algumas situações fisiológicas comuns.
Quando o bebê está sugando o leite materno, ele também acaba engolindo uma certa quantidade de ar. Dessa forma, o estômago fica repleto em menos tempo e a criança passa a recusar o seio.
Aí entra a importância de usar uma posição para o bebê arrotar, já que ele acaba tendo uma falsa sensação de saciedade, já que o estômago não está cheio somente de leite. Além disso, a situação predispõe ao acúmulo de gases, que geram cólicas.
5 dicas de posição para o bebê arrotar
Como você pode ver no tópico anterior, a importância do arroto para o bebê é ampla, pois caso contrário até mesmo o refluxo pode acontecer. Para ajudá-la a fazer o bebê arrotar corretamente, preparamos 5 dicas especiais:
Bebê de pé encostado no ombro
Quando se trata de posição para o bebê arrotar, essa é uma das mais tradicionais usadas, onde deve-se colocar a criança em uma posição vertical logo em frente ao corpo do adulto, onde a cabecinha fique próxima ao ombro dele.
Uma dica interessante para fazer o bebê arrotar mais rápido é deixá-lo com os braços e pernas pendendo para baixo, de modo que a posição fique o mais vertical possível. Dar leves tapinhas nas costas também pode ser útil.

Bebê sentado sobre o colo com a cabeça segurada pelo queixo
Esta posição é recomendada somente quando o bebê já possui uma certa idade e está mais firme. A dica é bastante eficiente e rápida, sendo considerada uma das melhores alternativas para fazer o bebê arrotar.
Ao colocar o bebê sentado sobre seu colo com o rosto para cima, basta segurar o queixinho e aguardar. Assim como no caso anterior, dar tapinhas leves nas costas da criança pode ajudar na expulsão do ar presente no estômago.
Bebê de bruços em superfície plana ou sobre o colo
Esta é mais uma posição para o bebê arrotar bastante usada, já que ela é muito eficiente e possui fácil execução. Aqui basta deixar o bebê deitado de barriga para baixo e seguir dando alguns tapinhas em suas costas.
Vale mencionar que esta não é uma opção muito tradicional, mas funciona muito bem em vários casos. É importante comentar ainda que o bebê deve ser mantido assim por apenas 2 a 3 minutos, servindo apenas para arrotar.
Deixe o bebê com a cabeça em pé
Hoje a indicação é que o bebê arrote após cada troca de seio, sendo que o simples fato de deixá-lo em posição vertical e com a cabeça em pé pode fazer com que ele arrote mais facilmente, o que é algo bastante positivo.
Os tapinhas nas costas também podem estar presentes, já que eles são muito eficientes quando o assunto é estimular o arroto. Lembre-se de que eles precisam ser leves, porém firmes para que haja efetividade na ação.
Bebê sentado no colo
A posição para o bebê arrotar deve ser preferencialmente com a criança em pé, mas deixá-lo sentado no colo com a cabeça em pé pode ser uma boa opção, principalmente para aqueles pequenos mais agitados.
É importante deixá-lo firme e também dar leves tapinhas nas costas para que haja um estímulo mais intenso, de modo que o bebê não demore a arrotar. É uma posição simples, mas que também pode trazer bons resultados.
Posição para o bebê arrotar: Dicas adicionais
O ato de arrotar vai evitar que o seu bebê tenha refluxo e consequentemente engasgamento. É importante comentar aqui que não são todas as crianças que precisam arrotar constantemente, pois se elas pegam o seu corretamente, irão engolir pouco ar. Com isso, se ele não arrotar em até vinte minutos, não é preciso insistir.
Gostou do nosso conteúdo? Veja também o que significa sonhar com gravidez!