Por Que Grávida Não Pode Dormir do Lado Direito? Saiba Tudo Sobre o Assunto
Afinal, por que grávida não pode dormir do lado direito? Este é um assunto bastante discutido entre as gestantes, e principalmente as mães de primeira viagem têm muitas dúvidas relacionadas ao tema.
Quando a barriga já está grande e a mulher tem dificuldade para encontrar uma posição confortável para descansar, é necessário levar em consideração as posições que são realmente adequadas.
Dormir do lado direito não é recomendado por muitos especialistas, já que a posição pode dificultar a oxigenação do organismo e o retorno venoso. Para entender melhor esse assunto, continue nos acompanhando.
Por que grávida não pode dormir do lado direito
Vários médicos atualmente recomendam que as gestantes evitem se deitar do lado direito ao longo da gestação, principalmente no final dela, já que deste lado do corpo se encontra a veia cara, que realiza o retorno venoso ao coração.
A pressão exercida pelo peso do bebê sobre esta veia pode reduzir o fluxo sanguíneo que acontece nesta veia, dificultando a oxigenação adequada do corpo da mulher como um todo.
Isso muitas vezes causa tonturas na gestante e prejudica a irrigação sanguínea da placenta, de modo que o bebê pode ficar mais agitado devido ao desconforto causado por tal situação.
E quanto dormir com a barriga para cima?
Assim como no caso anterior, o peso do bebê tem capacidade de comprimir a veia cava quando a mulher se deita de barriga para cima, sendo que nesta posição os pulmões também podem ser pressionados, dificultando a respiração.
Sendo assim, a partir do quarto mês de gestação esta também não é uma posição muito adequada para se deitar, já que ela pode contribuir até mesmo com o aparecimento de hemorroidas, formigamentos ou inchaços nas pernas.
Agora que você já sabe por que grávida não pode dormir do lado direito, fica fácil compreender que tal indicação visa garantir a segurança da gestação e o bom desenvolvimento do bebê, sendo que o mesmo também é válido sobre dormir de barriga para cima.

Dicas de posição para dormir melhor
Sabemos que encontrar uma boa posição para dormir é algo difícil para as gestantes, principalmente no final da gravidez. Com isso, preparamos algumas dicas de posições para dormir de acordo com a fase da gestação:
- Qualquer posição: no primeiro trimestre de gravidez o bebê está começando o seu desenvolvimento e ainda pesa poucas gramas, de modo que a mulher pode dormir em qualquer posição sem ser prejudicada;
- De lado direito ou esquerdo: quando se chega ao segundo trimestre, esta é uma posição excelente para as gestantes, já que a barriga vai estar maior e atrapalhar deitar de bruços, por exemplo;
- Deitada para o lado esquerdo: já abordamos por que grávida não pode dormir do lado direito, então o ideal é que no final da gestação seja priorizado o descanso com o corpo virado para o lado esquerdo;
- Rodeada de travesseiros: os travesseiros podem ser grandes aliados quando o assunto é garantir o conforto da mulher durante a gestação, sendo que estes podem ser posicionados ao redor do corpo todo;
- Eleve a cabeceira da cama: conforme o bebê cresce no interior do útero, ele comprime o diafragma, que é um dos principais responsáveis pela respiração. Com o corpo levemente inclinado, a barriga não comprime o diafragma e a respiração é facilitada.
Todas as dicas acima podem ser consideradas, mas vale mencionar que não existe um manual sobre de que lado a grávida deve dormir o assunto e você deve priorizar uma posição adequada que lhe mantenha confortável durante a noite.
Algumas considerações
Nesse post você pode conferir com detalhes por que grávida não pode dormir do lado direito, sendo que o jeito de deitar está normalmente associado aos desconfortos físicos que a mulher tem principalmente no final da gestação.
Embora não seja recomendado dormir do lado direito, pode acontecer de a gestante se mexer à noite e acordar virada para tal lado, mas isso não será algo tão grave a ponto de prejudicar o desenvolvimento do bebê como um todo.
Isso pode acontecer eventualmente, mas o ideal é sempre priorizar o lado esquerdo a fim de manter o fluxo sanguíneo corpóreo normal, evitando o aparecimento dos sintomas já mencionados anteriormente.
Se gostou da nossa publicação, confira também o conteúdo sobre placenta prévia!