Perder Líquido na Gravidez é Perigoso? Veja Agora
Perder líquido na gravidez é perigoso em alguns casos específicos, já que durante a gestação, o líquido amniótico é fundamental para o desenvolvimento do bebê no interior da placenta que fica dentro do útero da mãe.
Ao longo da gravidez, com o crescimento do bebê, é normal que a quantidade de líquido amniótico aumente semanalmente, mas quando chega próximo à data do parto, a quantidade reduz de forma fisiológica.
Através do nosso post você poderá saber melhor o que é o líquido amniótico, qual a sua função e quais são os riscos caso ele seja perdido de forma anormal durante a gestação, então continue a sua leitura.
O que é o líquido amniótico?
Antes de saber se perder líquido na gravidez é perigoso, vamos abordar com detalhes o que é o líquido amniótico, que possui um papel fundamental na gestação e permanece junto ao bebê até o momento do parto.
O líquido amniótico é uma substância que começa a ser produzida bem no início da gestação e fica localizada no interior do saco amniótico, junto ao feto. Este por sua vez expira e inspira o líquido, além de engolir e eliminar para estimular o desenvolvimento de órgãos diversos.
Outra função importante do líquido amniótico é proteger o feto contra possíveis choques externos, assim o bebê pode permanecer bem mesmo após um impacto contra a barriga da gestante, já que o líquido atua como amortecedor.
Perder líquido na gravidez é perigoso?
A perda de líquido na gravidez é perigoso e significa um risco para a saúde do bebê. A condição também é conhecida como “oligoidrâmnio” e acomete cerca de 5,5% das gestantes, sendo mais comum em mulheres com hipertensão.

A perda do líquido amniótico durante a gestação antes do terceiro trimestre pode afetar significativamente o desenvolvimento dos pulmões e outros órgãos do feto. Além disso, a criança pode ter malformações em pés e mãos.
Como a principal função do líquido amniótico é auxiliar o no desenvolvimento do bebê como um todo, é fundamental que a condição seja diagnosticada e tratada o quanto antes para que os riscos sejam seduzidos.
O que causa a perda de líquido na gravidez?
Como você pôde conferir anteriormente, perder líquido na gravidez é perigoso e trata-se de uma situação que precisa de atenção especializada, lembrando que cada mulher pode perder o líquido por uma causa diferente.
As causas mais comuns incluem pressão alta não tratada, problemas relacionados à placenta ou problemas com o próprio bebê, como anomalias urinárias e digestivas que muitas vezes não podem ser identificadas precocemente.
Agora, quando o problema está relacionado à baixa produção do líquido por parte do corpo da mulher, as causas podem ser a desidratação da gestante e uso de medicamentos específicos, como alguns anti-inflamatórios.
Identificando a perda de líquido amniótico
Como perder líquido na gravidez é perigoso, é muito importante identificar o problema o mais cedo possível. A mulher pode sentir um líquido saindo pela vagina e este tem coloração transparente sem cheiro.
Caso a perda seja pequena ao longo do dia, é possível sentir a calcinha ficar molhada mais de 1 vez ao dia. Além disso, o bebê pode se mostrar mais quieto, já que com a perda do líquido, há limitação de seus movimentos.
Uma forma simples e prática de descobrir se realmente está perdendo o líquido amniótico é usar um absorvente íntimo e ir avaliando a característica do líquido ao longo do dia, já que ele é diferente da urina e do corrimento natural.
Tratamentos instituídos
Aqui você pode compreender porque perder líquido na gravidez é perigoso e também que a condição pode variar de uma mulher para outra. Hoje há diferentes opções de tratamento que podem ser aplicados de acordo com o período de gestação:
Entre o primeiro e segundo trimestre
Nesta fase inicial da gestação, é muito importante que a mulher busque ajuda médica imediatamente para que o problema seja diagnosticado devidamente e também para que seja instituído um tratamento realmente adequado.
Pode haver a presença de sangramento e infecção junto à liberação do líquido, e neste caso, a mulher deve ser acompanhada bem de perto, à nível ambulatorial para reduzir os riscos à sua saúde e a do bebê.
No terceiro trimestre
Quando perde-se líquido amniótico a partir do terceiro semestre, geralmente não é algo grave e indica o início do trabalho de parto. O líquido é então liberado a partir do rompimentos da bolsa e irá lubrificar o canal por onde o bebê passará.
Se gostou do nosso post, saiba também qual o perigo da catapora para gestante.