O Que Uma Gestante Não Pode Comer? Veja a Nossa Lista
Saber o que uma gestante não pode comer é fundamental para que seja mantida uma dieta equilibrada e segura para este momento tão importante da vida da mulher, onde verduras, frutas e legumes não podem ficar de fora.
Embora várias restrições alimentares sejam consideradas mitos, algumas possuem comprovações científicas e acabam fazendo parte das contraindicações alimentares para as grávidas, sendo necessário conhecê-las com nitidez.
Através desse artigo informativo você poderá conferir uma lista completa de alimentos que devem ser evitados durante a gravidez e ainda poderá conferir dicas de como manter uma dieta saudável neste período, então continue nos acompanhando.
O que uma gestante não pode comer: lista completa
Manter uma alimentação saudável é importante em todas as fases da vida do ser humano, de modo que para as gestantes, a importância é ainda maior devido ao fato de estarem gerando uma nova vida. Os alimentos contraindicados incluem:
- Carne crua ou mal passada: carnes mal passadas e peixes crus, como sushis, devem ser evitados pelas gestantes devido ao risco de estarem contaminadas com uma bactéria denominada listeria, que pode levar ao aborto prematuro;
- Ovos crus: ovo crus e mal passados podem conter a bactéria salmonella. Ela causa vômitos, diarreia grave, febre e até mesmo morte, portanto, há uma contraindicação da ingestão deste tipo de alimento;
- Laticínios não pasteurizados: dentre as opções de o que uma gestante não pode comer, encontram-se os laticínios não pasteurizados, já que estes possuem um número consideravelmente maior de baterias;
- Cafeína: as gestantes podem ingerir, no máximo, uma xícara de café por dia. Caso consumido em excesso, a cafeína pode levar complicações ao desenvolvimento do bebê;
- Bebidas alcoólicas: não existe uma quantidade segura para a sua ingestão durante a gravidez, de modo que as bebidas alcoólicas devem ser evitadas a todo o custo para não ter risco de parto prematuro;
- Alimentos ultraprocessados: alguns alimentos como biscoitos recheados, embutidos e refrigerantes aumentam consideravelmente o risco de diabetes gestacional, de forma que a gestante pode ganhar mais peso do que deveria.
Ademais, há uma recomendação ampla de que as gestantes evitem o consumo de frutas mal lavadas, bem como de produtos derivados de leite pasteurizado ou que contenham cafeína em sua composição, já que estes apresentam riscos.
Alimentos importantes durante a gravidez
Agora que já abordamos as contraindicações alimentares das gestantes, você poderá saber o que a grávida pode comer. Veja abaixo algumas ótimas opções para incluir na sua dieta durante a gestação:
- Proteínas: opte por carnes magras e ovos bem passados. Estes ajudam em relação a formação das células do bebê;
- Carboidratos: cereais e massas integrais, mandioca e batata são alguns exemplos de carboidratos que fornecem energia para o organismo. Estes precisam ser ingeridos na quantidade ideal, sem excessos;
- Ferro: o ferro é uma das substâncias mais importantes para o desenvolvimento do bebê, onde alguns alimentos como carne branca, peixes, ovos, feijão, ervilha, lentilha, espinafre e brócolis são boa alternativas;
- Cálcio: o cálcio é outro componente que deve ser incluído à dieta em proporções adequadas para que ocorra o desenvolvimento adequado dos ossos do bebê, podendo ser encontrado em leites e derivados;
- Vitaminas: legumes, folhas, verduras e frutas geralmente são ricos em diversos tipos de vitaminas, e estas serão indispensáveis para o correto desenvolvimento do feto.

Detalhes sobre o ganho de peso durante a gravidez
Não é apenas o que uma gestante não pode comer que influencia a sua saúde durante a gestação, sendo que ingerir bons alimentos em quantidades adequadas é fundamental para que o ganho de peso ocorra da forma correta.
O ganho excessivo de peso ao longo dessa fase aumenta muito os riscos da mãe ter pressão alta e de desenvolver diabetes gestacional. Estes fatores podem levar a complicações que obriguem uma cesariana de emergência.
Assim como o excesso de peso durante a gestação pode levar a complicações sérias, ter o peso muito baixo também pode afetar muito o feto, já que ele dificilmente receberá o aporte nutricional adequado.
O que uma gestante não pode comer: Considerações finais
Já em relação aos alimentos proibidos, há quem busque saber quais sucos que a grávida não pode tomar, e estes incluem sucos de caixinha ou néctares, já que estes possuem muito açúcar em sua composição.
Alguns obstetras também determinam alguns temperos que a grávida não pode comer, incluindo noz-moscada, pimenta-caiena e tomilho, mas o ideal é que você converse com o seu médico para conhecer as restrições específicas para o seu caso.
As mulheres que apresentam um peso normal podem ganhar entre 11 e 16 kg ao longo dos 9 meses de gestação, enquanto mulheres acima do peso podem ganhar entre 7 a 11 kg e mulheres abaixo do peso podem ganhar entre 12 a 18kg.