Nidação: Saiba Quando Ela Ocorre e Quais São os Sintomas
A nidação levanta muitas dúvidas entre as mulheres, já que se trata do momento em que ocorre a implantação do embrião no útero. Quem deseja ter um bebê geralmente fica atento a todos os sinais dados pelo corpo e eles são muito importantes.
De uma forma resumida, esta fase ocorre bem no início da gestação, onde após a fecundação, o embrião migra para o útero a fim de se fixar na parede do órgão, que é chamada de endométrio, e alí irá se desenvolver por um período de 9 meses.
Vale mencionar ainda que muitas mulheres não apresentam nenhum tipo de sintoma ou estes passam despercebidos por serem discretos. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue nos acompanhando.
Detalhes sobre a fixação do embrião ao endométrio
Conforme brevemente citado, a nidação é conhecida por ser o processo de fixação do óvulo fecundado no endométrio. Esse processo ocorre em gestações naturais ou naquelas que envolvem tratamentos de reprodução humana.
De uma forma geral, essa fase pode levar em média cinco a sete dias para ocorrer, já que o embrião deve percorrer um caminho específico que pode demorar um pouco a depender das condições do útero.
Durante esse processo de fixação, pode acontecer um leve sangramento, que deve durar até 3 dias. Isso acontece devido a descamação do endométrio, onde algumas camadas podem ser expelidas naturalmente pelo organismo.

Principais diferenças entre a menstruação e a nidação
Para saber se um sangramento fora do período menstrual é nidação ou menstruação, será preciso conhecer as principais diferenças entre esses eventos fisiológicos. Veja quais são elas logo a seguir:
- A menstruação dura cerca de cinco a sete dias, evento que deve acontecer a cada 28 dias em média. Esse sangramento tem cor viva e se torna mais claro com o passar dos dias, sendo um forte indício de que não há gravidez;
- O sangramento na fase de nidação acontece fora do período menstrual e a coloração pode ser mais rosa ou marrom. Dura em média três dias e é um dos sintomas de gravidez mais conhecidos.
Aqui é importante salientar que o sangramento devido a fixação do embrião ao endométrio não deve ser superior a três dias, então se esse tempo passar e o sangramento apresentar cor vermelho vivo, procure um ginecologista.
Sintomas mais comuns
No início desse post já comentamos que a nidação pode ser assintomática, de modo que a mulher não consegue perceber diferenças em seu organismo antes da presença do sangramento. Quando aparecem, os sintomas incluem:
- Sonolência;
- Vômitos;
- Enjoos.
Estes sintomas podem ser justificados pela produção do hormônio Gonadotrofina Crônica Humana (HCG), conhecido como hormônio da gravidez, estando em altas concentrações no organismo nessa fase de fixação do embrião.
O HCG junto a outros hormônios atuam a fim de proteger o embrião, impedindo que o organismo tente expeli-lo. Se os sintomas forem fortes e não cessarem em pouco tempo, a procura por um médico também será recomendada.
Quando ocorre a nidação
Uma dúvida muito comum entre as mulheres é “nidação ocorre quantos dias antes da menstruação?”, e de forma explicativa, essa fase ocorre entre o sétimo e nono dia após a ovulação, marcando então o início da gravidez.
Como cada organismo atua de uma forma diferente, esse prazo também pode variar e quem realiza tratamentos de reprodução humana terá mais facilidade de acompanhar esse tipo de detalhe.
Embora seja uma das fases mais discretas de toda a gestação, quem tem o desejo intenso de ser mãe gosta de ficar atento a todos os detalhes, então levar em consideração os prazos aqui comentados será uma ótima opção.
O que acontece depois da nidação?
Agora que você já pode compreender com detalhes o que é a nidação e quais os sintomas mais frequentes na pequena parcela de mulheres que chegam a apresentá-los, vamos abordar um pouco do que acontece depois da nidação.
Após a fixação ao endométrio, o embrião passa a se desenvolver, tendo ao seu acesso fonte de nutrientes e oxigênio provindos do sangue da mãe. Alí também será desenvolvida a placenta, dentro da qual o bebê permanecerá até o nascimento.
As fases posteriores podem envolver outros tipos de sintomas mais comuns, sendo que o primeiro terço da gestação geralmente é o mais intenso, onde as mulheres sofrem intensas variações hormonais que causam enjoo, vômitos, etc.
Considerações finais
Já foram identificados diversos relatos de quem teve sangramento de nidação, mas assim como os demais sintomas aqui descritos, este pode não acontecer, de modo que a fixação do embrião passa despercebida.
Vale mencionar ainda que essa fase só indicará uma gestação real quando associado ao atraso menstrual acima de 15 dias, pois caso contrário, pode ter havido um sangramento fora do período menstrual ou um escape.
Gostou do nosso conteúdo? Veja também quais são os principais sintomas de gravidez.