Menstruação Durante a Gravidez é Normal? Entenda
O tema menstruação durante a gravidez levanta muitas dúvidas, já que algumas mulheres podem apresentar sangramentos durante a gestação e este pode ser facilmente confundido com a menstruação convencional.
Na verdade, grávidas não menstruam, pois estes dois eventos são totalmente incompatíveis entre si, ou seja, quem é gestante não menstrua e quem está menstruando não está esperando um bebê.
Com isso, é preciso ter atenção com os sangramentos apresentados durante a gestação para que você busque atendimento médico quando necessário. Para saber mais sobre o assunto, continue nos acompanhando.
Entenda o que é a menstruação
O endométrio é a camada mais superficial da parede uterina e a cada ciclo menstrual, o endométrio é preparado para receber um possível embrião e este processo se inicia no primeiro dia do ciclo estral, sendo estimulado por hormônios.
Quando não ocorre a fecundação do óvulo em cerca de 24h, ele acaba se degenerando, deixando de estimular a produção de estrogênio e progesterona, de modo que a preparação do útero para receber um embrião se encerra.
Posteriormente, a parede do endométrio começa a descamar e acaba levando consigo o tecido endometrial, além de sangue, água e muco, sendo que a menstruação durante a gravidez não é viável.
Por que não pode haver menstruação durante a gravidez?
Quando ocorre a fecundação do óvulo, os níveis de estrogênio e progesterona se mantêm elevados com o objetivo de deixar o endométrio espesso e preparado para a implantação do embrião.
Dessa forma, caso a mulher menstrue após a fecundação, o endométrio estaria em processo de descamação e não haveria as condições necessárias para receber o embrião, que precisa ser implantado na parede para se desenvolver.
Além disso, quando ocorre a gestação, o hormônio hCG começa a ser produzido e seu papel é avisar o organismo que existe um embrião em desenvolvimento, ou seja, não será preciso maturar novos óvulos mensalmente a partir daí.

O que pode causar sangramento na gravidez
O sangramento na gravidez pode ter inúmeras causas, que podem ser ameaça de aborto, gravidez ectópica, implantação do embrião no endométrio e a doença trofoblástica gestacional, que também é conhecida como mola hidatiforme.
Nas primeiras semanas, o mais comum é que o sangramento seja devido a implantação do embrião na parede do endométrio, mas vale mencionar que este não tem características semelhantes à menstruação.
Aqui você já pode entender porque a menstruação durante a gravidez não é algo viável, de modo que o sangramento durante a gestação deve sempre ser investigado, já que ele pode indicar algumas alterações graves.
Como diferenciar os sangramentos
Segundo especialistas, é possível fazer a diferenciação entre sangramento e menstruação através da observação da coloração do sangue. Veja a seguir quais são as principais características de alguns casos específicos para fazer a diferenciação:
- Menstruação: aqui a quantidade e o volume do sangramento são amplos, onde a coloração vermelho se faz presente e também haverá coágulos. A menstruação tende a durar entre 4 e 6 dias;
- Sangramento de implantação do embrião: quando o embrião é implantado no endométrio, pode ocorrer um breve sangramento na coloração vermelho claro ou amarronzado, podendo durar entre 2 e 3 dias;
- Sangramento de escape: esse tipo de sangramento é comum em mulheres que tomam anticoncepcional. O escape pode ocorrer no meio do ciclo, havendo um sangramento de cor escura e em pouca quantidade;
- Ameaça de aborto: aqui a coloração do sangue é variável, assim como a quantidade. Para saber diferenciar, a mulher precisa saber que está gestante e buscar atendimento médico será imprescindível.
Como a menstruação durante a gravidez não é viável, através dessas dicas será possível diferenciar o sangramento. Em caso de dúvidas, o mais indicado será buscar orientações de profissionais da área da saúde.
Considerações finais sobre menstruação durante a gravidez
A menstruação durante a gravidez não é normal e dificilmente acontece, de modo que o sangramento pode ter diversas outras causas, conforme mencionamos no decorrer deste post informativo.
Com isso, é sempre recomendado que as mulheres façam os seus exames pré-natais regularmente, já que através deles podem ser identificados precocemente problemas que podem causar danos à saúde da mãe e do bebê.
Independente do motivo do sangramento que ocorreu com você, um profissional obstetra poderá realizar o melhor tipo de orientação possível e caso seja um problema ele poderá indicar um tratamento efetivo.