Massagem na Gravidez: Veja Quais São os Benefícios
A massagem na gravidez é uma excelente forma de relaxar o corpo e proporcionar um maior bem estar para as gestantes, já que as diversas mudanças que ocorrem em seu organismo podem ser bastante estressantes.
Além disso, as grandes variações hormonais fazem com que a mulher se sinta mais cansada e sensível do que o normal, de modo que usar técnicas de relaxamento como a massagem é uma ótima forma de acalmar o corpo e a alma.
É importante destacar que a massagem deve ser feita nos períodos corretos para que seja segura, e com base em nosso post, você poderá entender melhor os detalhes sobre o assunto e conferir os benefícios da massagem.
Principais benefícios da massagem na gravidez
A massagem na gravidez tem o poder de deixar a gestante mais calma e relaxada, o que é algo positivo também para o bebê. A atividade pode ajudar ainda a controlar certas dores corporais e abaixo você pode conferir mais benefícios da massagem:
- Há o alívio de dores, cansaço e até mesmo azias;
- Melhora disfunções e encurtamentos musculares;
- Ajuda a controlar a pressão arterial;
- Redução dos níveis de estresse;
- Há uma melhora na qualidade do sono;
- É possível reduzir inchaços;
- Alivia dores durante o trabalho de parto;
- Aumenta o fluxo sanguíneo em várias regiões do cérebro.
Como você pode notar, há apenas pontos positivos em realizar massagens durante a gestação, mas é importante sempre buscar por profissionais capacitados que realizem apenas procedimentos realmente seguros para você e para o bebê.

Quando a massagem é contraindicada
Antes de iniciar as sessões de massagem na gravidez, é muito importante que você faça uma consulta com o obstetra para se certificar de que está tudo bem com a sua saúde e com a do feto, o que vai garantir a segurança dos procedimentos.
Gestantes que apresentam alteração na pressão arterial, perda de líquido ou sangue ou aquelas que estão passando por um tipo de processo infeccioso não devem fazer drenagem linfática ou massagens.
Atualmente especialistas recomendam as massagens apenas após o primeiro trimestre, pois nesta fase não é seguro massagear o abdômen devido o feto estar passando por processos precisos de desenvolvimento.
Tipos de massagens para gestantes
Hoje as mulheres interessadas podem buscar por opções de auto massagens para gestantes ou buscarem profissionais que realizam estes procedimentos, sendo que alguns tipos são mais recomendados e incluem:
Massagem relaxante para gestantes
Este tipo de massagem tem como objetivo principal levar ao relaxamento muscular, sendo que o ideal é ser realizado em cadeiras especializadas em massagem, principalmente se a mulher já estiver no terceiro trimestre de gravidez.
Vale destacar aqui que o procedimento não deve ser feito na barriga e o profissional deve ser delicado, de modo que os pontos de tensão sejam pressionados na medida correta devido ao fato de estarem mais sensíveis.
Drenagem linfática para gestantes
A principal vantagem da drenagem linfática para gestantes é reduzir a retenção de líquidos e promover a diminuição do inchaço, já que esta opção de massagem visa ativar a circulação linfática e venosa.
Os movimentos devem ser feitos da forma correta a fim de direcionar os líquidos em direção à virilha. É importante que não seja feita diretamente no abdômen e as mulheres que já tiveram problemas circulatórios devem ter mais cautela.
Massagem nos seios em gestantes
Durante a gravidez, é muito comum que os seios fiquem mais doloridos e inchados, de modo que a massagem pode reduzir a dor e estimular a produção de leite ao mesmo tempo, o que é muito positivo em relação a amamentação.
Este tipo de massagem na gravidez pode ser feita facilmente em casa, bastando que você segure o seio com as 2 mãos, uma de cada lado, e depois faça uma pressão da base até o mamilo. Repita por volta de 5 vezes e depois passe para o outro seio.
Shiatsu para grávidas
Outra massagem na gravidez que é amplamente recomendada, é denominada Shiatsu, cujo objetivo é equilibrar o corpo físico, emocional e energético. Trata-se de uma prática oriental que ajuda muito a reduzir o estresse e a ansiedade.
Aqui o profissional deve pressionar as pontas dos dedos em pontos específicos, que são considerados canais de energia. Outras vantagens do procedimento é que ele se torna capaz de diminuir a tensão muscular, inchaço e dores nas costas.