Linguagem de Sinais Para Bebês: Entenda o Que é e os Benefícios
A linguagem de sinais para bebês é uma ótima forma de ensinar os pequenos a se comunicarem através de gestos simples, que podem ser ensinados em pouco tempo devido as crianças estarem constantemente absorvendo informações.
Os bebês tendem sempre a encontrar uma forma de transmitir as suas mensagens aos pais, mas muitas vezes estas não acabam sendo interpretadas da forma correta quando as crianças ainda não desenvolveram a habilidade de falar.
Com isso, ensinar alguns sinais para o bebê pode ser muito interessante a fim de manter uma comunicação mais concreta com ele. Para saber mais sobre este assunto, continue acompanhando as informações a seguir.
O que é a linguagem de sinais para bebês?
A linguagem do bebê é aquela que se desenvolve enquanto ele ainda não adquiriu a habilidade de falar. Esta acaba sendo moldada de forma totalmente instintiva, como forma de se comunicar com os pais.
Por exemplo, o bebê chora incessantemente como forma de indicar que tem algo de errado, enquanto a mãe tenta de todas as formas descobrir qual é o problema e algumas vezes não consegue encontrá-lo.
Com isso, surge a necessidade de usar a linguagem de sinais para bebês, através da qual é possível entender melhor os pequenos a fim de auxiliá-los sempre que necessário, sendo algo simples de ser ensinado.
Quais são os benefícios da prática
Há inúmeras vantagens em ser adepto a linguagem de sinais para bebês, já que através dela você pode se comunicar de uma forma mais efetiva com o seu filho. Veja abaixo alguns dos principais benefícios da prática:
- Redução da frustração do bebê em relação a tentar se comunicar;
- A autoconfiança do bebê é ampliada devido ele conseguir se expressar;
- Os pais têm uma facilidade muito maior em entender o seu bebê e conseguem se comunicar com ele de uma forma geral;
- O vínculo entre pai e filho é fortalecido;
- A prática melhora o desenvolvimento emocional e intelectual;
- É um grande estímulo para que as crianças aprendam a falar mais cedo e tenham um vocabulário mais amplo.
Como você pode conferir, há apenas pontos positivos em ser adepto a esta prática que vem sendo recomendada inclusive por profissionais da área, de modo que até mesmo a sua relação com o bebê seja fortalecida.

Como criar linguagem de sinais para se comunicar com o bebê
Uma das maiores dúvidas do público em geral é relacionada a como a linguagem de sinais para bebês funciona na prática, sendo que você pode implementá-la no dia a dia com a criança da seguinte forma:
- Geralmente a linguagem de sinais segue o formato de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ou seja, não é criada uma língua nova mas pode ocorrer uma variação de palavras e gestos de acordo com a região, família ou país;
- O principal objetivo dos sinais dos bebês através das Libras é diminuir a frustração dos pequenos, mas a prática também tem o intuito de ensinar uma nova língua que pode ser benéfica de várias formas no futuro;
- Para iniciar, deve-se usar uma palavra e um sinal por vez e assim que a criança aprender, é possível introduzir novas opções ao vocabulário. Aos poucos o bebê estará fazendo mais de 15 sinais.
Vale mencionar ainda que já existem ótimos livros que podem auxiliar os pais a ensinarem a linguagem de sinais para os seus bebês, sendo que estes foram elaborados por pessoas que entendem do assunto com profundidade.
A linguagem de sinais pode atrapalhar o desenvolvimento da fala?
Esse ponto em específico ainda causa muitas controvérsias e dúvidas, mas aqueles que dominam a linguagem de sinais para bebês afirmam que a prática não tem relação com o atraso no desenvolvimento da fala.
Pode-se dizer que a linguagem de sinais terá um papel contrário, já que ao fazer os gestos, os pais vão falar as palavras ao mesmo tempo. Desse modo, a criança pode aprender duas formas diferentes de comunicação ao mesmo tempo.
Isso tem um impacto positivo em relação ao desenvolvimento da fala da criança e segundo alguns especialistas, os bebês que aprendem os sinais acabam desenvolvendo a linguagem oral mais rápido do que bebês que não realizaram a prática.
Considerações finais
Com base nesse post você pode conferir que a linguagem de sinais para bebês acompanha inúmeros benefícios, mas é importante comentar que ela deve ser introduzida com calma, sempre respeitando o tempo da criança.
A ideia principal é que os pais digam em voz alta a palavra no mesmo tempo em que fazem o sinal, pois assim o bebê terá a oportunidade de aprender com o som e com o sinal a representação do que foi dito.
Para garantir um processo de aprendizado mais rápido, você pode associar a técnica a momentos divertidos e agradáveis, de modo que a criança associe a prática apenas com coisas positivas.
Gostou do nosso conteúdo? Veja também como funciona o ultrassom 3D.