Lavagem Nasal em Bebê é Perigoso? Saiba Tudo Sobre o Assunto
Afinal, lavagem nasal em bebê é perigoso? Eis um questionamento muito comum entre os pais que desejam higienizar corretamente o nariz das crianças, ato este que pode evitar uma futura sinusite.
Até os 6 meses de vida, os bebês respiram somente pelo nariz, então quando este fica congestionado ou entupido, a criança acaba ficando muito desconfortável, de modo que precisamos tomar algumas atitudes para resolver o problema.
Diversos especialistas indicam então que seja feita a lavagem nasal com soro fisiológico, mas há formas corretas de fazer este procedimento para não colocar em risco a saúde do bebê. Para saber mais sobre o assunto, continue sua leitura.
Por que a lavagem nasal é importante
A lavagem nasal é um procedimento que visa principalmente hidratar as mucosas nasais e remover a secreção acumulada. Normalmente é usado o soro fisiológico estéril, que é indicado pela maioria dos especialistas.
Lavagem nasal em bebê é perigoso somente quando feita de forma inadequada, pois caso contrário, haverá somente benefícios em realizá-la e você estará prevenindo futuros episódios de sinusite.
Além disso, a prática pode ajudar a prevenir alergias e amenizar os sintomas de doenças respiratórias específicas, então de uma forma geral, há somente pontos positivos em implementar a lavagem nasal na rotina do seu bebê.
Quando iniciar as lavagens?
Há a recomendação de que a lavagem nasal comece a partir do primeiro mês de vida do bebê, pois ele estará pronto para tal prática. Os pais devem então realizar a limpeza diariamente e incentivar que este seja um hábito na vida do pequeno.

Conforme abordado, lavagem nasal em bebê é perigoso somente quando feito de forma inadequada e em diversas culturas ao redor do mundo, manter o nariz limpo é tão importante quanto escovar os dentes.
Mesmo que o bebê não esteja congestionado, a lavagem irá remover impurezas do dia a dia, como o contato com ácaros, fumaça, fungos e bactérias, fazendo com que a criança respire e durma melhor.
Lavagem nasal em bebê é perigoso?
Essa é uma dúvida comum entre os pais que desejam implementar uma rotina de lavagem nasal para os seus filhos, onde podemos afirmar que a lavagem nasal em bebê é perigoso somente quando feita de forma incorreta.
Não haverá risco algum da criança sufocar ou engasgar se o volume de soro fisiológico aplicado for correto. Normalmente a lavagem é efetiva quando a secreção sai pela narina oposta ou desce pela garganta.
Vale mencionar aqui que a lavagem com seringas é uma das mais práticas, mas deve ser feita com calma para evitar ferir as paredes das vias aéreas da criança, que são muito sensíveis e podem acabar sangrando caso a pressão seja muito grande.
Qual a quantidade de soro ideal?
Como a lavagem nasal em bebê é perigoso quando feita de forma incorreta, vamos abordar agora a quantidade de soro ideal para cada faixa etária, assim você poderá fazer o procedimento da forma ideal. Confira abaixo:
- 20 ml de soro fisiológico a partir de 6 meses e segue até a vida adulta;
- 10 ml de soro fisiológico a partir do quarto mês de vida;
- 5 ml de soro fisiológico entre o primeiro e terceiro mês de vida.
Estas quantidades foram definidas por especialistas no assunto e você deve obedecê-las para não causar nenhum tipo de dano à mucosa nasal. Além disso, um grande volume administrado em uma criança pequena pode fazer com que ela engasgue.
Passo a passo para fazer a lavagem nasal
“Lavagem nasal em bebê é perigoso” não é uma afirmação totalmente verídica e com base no passo a passo logo a seguir, você vai poder fazer o procedimento com facilidade na criança ou até em si mesmo quando necessário:
- Adquira uma seringa sem agulha e coloque nela a quantidade de soro fisiológico recomendada conforme a idade;
- Coloque o bebê sentado, de modo que ele permaneça com a postura ereta;
- Mire a seringa em linha reta voltada para a entrada de cada narina;
- Aplique o soro sem muita força, mantendo pouca pressão.
Vale ressaltar aqui que o bom posicionamento da seringa na entrada no nariz contribui para que o soro não vá para o ouvido, sendo algo que poderá causar desconforto na criança caso aconteça.
6 vantagens da lavagem nasal em bebês
- Hidrata as vias aéreas, dando mais conforto principalmente em clima seco;
- Facilita a mamada e a alimentação;
- Limpa o nariz e fluidifica as secreções;
- Melhora a quantidade de sono e auxilia a manter o fluxo de ar adequado no nariz;
- Ajuda na prevenção de inflamação, infecção e alergias;
- Melhora a qualidade de vida e reduz sintomas nasais.