Infertilidade Feminina: Conheça as 10 Principais Causas
A infertilidade feminina é um dos principais problemas que alguns casais enfrentam ao tentarem ter um bebê, mas na grande maioria dos casos, a causa do problema pode ser tratada com excelentes resultados.
Saber qual é o motivo para o surgimento dessa infertilidade é o primeiro passo para conseguir resolvê-la. Geralmente ela é identificada quando o casal passa cerca de 1 ano tentando alcançar a gravidez, mas não conseguem sucesso.
Nesse artigo você poderá entender maiores detalhes sobre este assunto e verificar quais fatores podem contribuir para que a infertilidade aconteça, então continue nos acompanhando para ficar por dentro do tema.
Principais causas da infertilidade feminina
A infertilidade feminina pode surgir em decorrência das mais diversas alterações da saúde, então se você está com esse problema, o ideal é que busque por um especialista. Veja abaixo quais são as principais causas da infertilidade nas mulheres:
Tabagismo
Um dos mais conhecidos causadores da infertilidade é o cigarro, já que ele possui uma série de substâncias tóxicas como o alcatrão e a nicotina, e estes tendem a piorar significativamente a qualidade reprodutiva.
Nas mulheres, esse vício favorece a deterioração dos óvulos e ainda acelera o processo da menopausa. Sendo assim, as mulheres que têm o desejo de serem mães, devem evitar o cigarro a todo custo.
Consumo em excesso de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool em excesso acarreta em diversos tipos de problemas de saúde, sendo que um deles é a infertilidade. Essa é mais comum nos homens, mas também pode acometer as mulheres.
Como o álcool permanece no organismo um certo tempo após a ingestão, estudos já confirmaram que ele atua de forma negativa, reduzindo as chances de gravidez devido a infertilidade feminina.
Má alimentação
A falta de vitaminas e minerais essenciais acabam comprometendo o funcionamento do organismo e gerando a infertilidade feminina como consequência, de modo que as mulheres que desejam engravidar devem ter foco sobre uma dieta balanceada.
Uma rotina de alimentação saudável é algo necessário para que todas as funções do organismo ocorram normalmente, então é importante ingerir frutas, legumes, verduras e vegetais diariamente para ter uma boa saúde.
Peso inadequado
Quando se trata de infertilidade feminina causas, esta é uma das mais conhecidas e comentadas, já que o excesso de peso tem relação direta com a fertilidade por interferir em relação a produção de certos hormônios sexuais.
O estrogênio é um dos mais afetados, de modo que o processo de ovulação sofre uma interferência negativa. Vale mencionar aqui que o peso muito baixo também reduz a possibilidade de se tornar gestante.
Estresse
Quando se trata do estresse crônico, muitos detalhes em relação ao funcionamento do organismo sofrem alteração, então é importante resolver este problema para evitar uma possível infertilidade feminina.
O estresse é um causador importante desse tipo de problema porque ele gera alguns processos fisiológicos que acabam interferindo na produção de hormônios reprodutivos importantes, o que consequentemente dificulta a concepção.
Sono desregulado
Ter um sono adequado contribui para que haja um bom funcionamento da hipófise, que é uma glândula importante responsável pela produção de hormônios diversos, incluindo aqueles que estimulam os ovários.
Sendo assim, quando o período de repouso não é ideal e de pouca qualidade, a hipófise não consegue funcionar da maneira correta, de modo que pode atrapalhar no momento de engravidar por causar infertilidade feminina.
Falta de ovulação
A falta da ovulação é algo que pode acontecer pelos mais diversos fatores, sendo que alguns exemplos incluem mulheres que foram tratadas com radioterapia e quimioterapia, pois nesse caso pode ocorrer a insuficiência ovariana.
Já a Síndrome dos Ovários Policísticos pode resultar em uma anovulação crônica, ou seja, não ocorre a ovulação por um longo período de tempo, mas nesse caso a infertilidade feminina tem cura e controle baseados no tratamento correto e precoce.
Distúrbios hormonais
A ovulação em si ocorre devido a ação de vários tipos de hormônio, e quando estes não são produzidos corretamente pelo organismo, a ovulação é prejudicada e a mulher enfrenta dificuldades para engravidar.
Por exemplo, doenças da tireoide e hiperprolactinemia podem causar infertilidade feminina devido distúrbios hormonais, então as mulheres acometidas precisam fazer exames completos para avaliar o quadro.
Obstrução das tubas uterinas
As tubas uterinas compõem um caminho importante por onde o espermatozóide deve passar para encontrar o óvulo, pois somente assim é possível que a fecundação aconteça a fim de gerar uma nova vida.
Quando as tubas uterinas se encontram obstruídas, esse impedimento físico não permite a passagem dos espermatozóides, então a mulher não conseguirá engravidar mesmo com inúmeras tentativas.
Endometriose
A Endometriose acontece quando a camada que reveste a parte interna do útero fica do lado de fora. Este tecido é fundamental para que o embrião sobreviva e seja viável até o nascimento do bebê, então as mulheres acometidas precisam passar por especialistas a fim de resolver o problema.
Gostou do nosso conteúdo? Veja também quais são as vitaminas que vão te ajudar a engravidar.