Hormônios da gravidez: Veja Como Funciona e Quais os Sintomas
Os hormônios da gravidez são os principais responsáveis pelas mudanças psicológicas e físicas pelas quais o organismo das gestantes passam, sendo que eles acabam levantando muitas dúvidas.
Muitos não sabem, mas a ação hormonal começa bem cedo, que é quando o embrião se implanta na parede do útero. Depois disso, o corpo começa a se adaptar para gerar uma nova vida.
Devido às mudanças orgânicas que acontecem em decorrência da gravidez, as mulheres acabam tendo sintomas em todos os sistemas corpóreos e com base nesse post, você poderá entender melhor o papel dos hormônios neste processo.
Principais hormônios da gravidez e seus sintomas
Segundo especialistas na área, os principais hormônios da gravidez que geram sintomas nas gestantes são a progesterona e o hCG, mas também há outros hormônios importantes produzidos neste momento:
Progesterona
Quando há gravidez, o ovário e a placenta produzem a Progesterona, de forma que esta permanece em altas concentrações durante a gestação. Sendo assim, os principais sintomas da alta deste hormônio incluem:

- Sono;
- Inchaço corporal;
- Aumento das mamas;
- Aumento da vascularização que pode ser visível da pele;
- Aparecimento de manchas escuras na pele;
- Maior ressecamento do intestino;
- Maior sonolência.
A Progesterona também é a principal responsável pelos enjoos presentes no início da gravidez e o seu principal papel é manter a gravidez ao criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento do embrião.
Vale mencionar aqui que a deficiência ou falta deste hormônio da gravidez no sangue pode levar a falhas no processo de implantação do embrião no início da gestação, o que consequentemente gera aborto.
hCG
O hCG, também conhecido como hormônio gonadotrofina crônica humana, é encontrado em maiores concentrações no sistema circulatório das mulheres gestantes, sendo que ele muitas vezes é usado como forma de diagnóstico da gravidez.
É mais um dos hormônios da gravidez importantes, já que ele tem funções como usar gordura corpórea como fonte de energia para o embrião, além de estimular a produção de esteróides para fazer a manutenção da gravidez. Seus sintomas são:
- Náusea e vômito;
- Alterações nas mamas;
- Sensação de cansaço;
- Desconforto abdominal.
Estrogênio
Muitas mulheres têm dúvidas sobre a relação do estrogênio e progesterona na gravidez, e na verdade ambos hormônios são produzidos em taxas muito mais elevadas na gestação, onde cada um possui funções fundamentais.
O principal papel do estrogênio é estimular o crescimento da camada uterina, mas além disso, ele também possui uma atuação significativa sobre o sistema circulatório a fim de preparar o organismo da mulher para aumentar a circulação de sangue.
Isso acontece para que o embrião possa ser mantido, de modo que nutrientes e oxigênio cheguem em proporções adequadas para o seu desenvolvimento e sobrevivência, sendo um fato importante a ser considerado.
Prolactina
O principal papel da Prolactina no organismo é estimular a produção de leite nas mamas. Sua atuação se inicia antes do parto, a fim de preparar as glândulas mamárias para a secreção do leite materno.
Dentre os hormônios da gravidez, este é o que menos gera desconforto geral no corpo da mulher, porém o seu papel é tão importante quanto todos os outros hormônios comentados até aqui.
A hiperprolactinemia acontece quando a Prolactina é produzida em excesso pelo organismo, não sendo uma alteração comum, mas quando ocorre, pode acarretar na formação de neoplasias benignas.
Como lidar com os hormônios da gravidez
Como você pode perceber, os hormônios da gravidez geram muitas mudanças físicas e psicológicas nas mulheres, então é fundamental que elas sejam acompanhadas por profissionais da saúde para garantir uma gestação saudável.
Além disso, para minimizar os principais sintomas, é indicado manter uma alimentação saudável e atividades físicas adequadas a cada uma das fases de gestação, pois isso fará bem para a mãe e para o bebê.
Nos últimos meses de gestação, também é muito comum que a grávida fique mais estressada em decorrência das alterações no organismo e na rotina geral, então a família e o companheiro devem estar sempre dispostos a ampará-la.
Considerações finais sobre os hormônios da gravidez
Os hormônios da gravidez possuem uma ação muito mais complexa no organismo do que esta comentada no post, porém aqui visamos expor as informações de uma forma mais simples para facilitar a compreensão sobre o assunto.
De uma forma resumida, esses hormônios agem em conjunto para manter a gestação e cada um deles possuem picos e quedas no decorrer da gestação, de modo que o bebê possa se desenvolver com plena saúde.
Se você ainda tem alguma dúvida acerca deste tema, recomendamos que converse com um profissional da saúde e sempre mantenha os exames de pré-natal em dia, já que estes são fundamentais para prevenir problemas com você e com a criança.
Gostou do nosso artigo? Veja também o que significa sonhar com gravidez!