Gravidez Psicológica: o Que é, Sintomas, Causas e Tratamento
A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, é uma condição que causa sintomas físicos de uma gestação não verídica, sendo preciso a implementação de tratamentos multidisciplinares para a sua resolução.
Na grande maioria dos casos, a condição está relacionada ao fato de a mulher acreditar que está grávida, então os sintomas acabam surgindo em virtude de uma situação basicamente psicológica.
Esse tipo de gravidez levanta muitas dúvidas do público em geral e com base nesse post você vai poder saber o que é, quais são os principais sintomas e conhecer as causas que se destacam, então continue a sua leitura.
O que é gravidez psicológica
A gravidez psicológica é definida como um distúrbio emocional que ocorre quando uma mulher tem sintomas de gravidez, mas não há a presença de um feto se desenvolvendo no interior de seu útero.
A condição leva ao aparecimento de sintomas relacionados à gestação e a mulher pode até mesmo parar de menstruar. A confirmação da pseudociese deve ser feita por um especialista, mediante a realização de testes específicos.
O período de duração desta condição é muito variável, podendo durar semanas ou meses, dependendo então do ponto onde o diagnóstico foi feito para a implementação do tratamento adequado.
Principais sintomas
Na gravidez psicológica a mulher realmente acredita que está gestando uma criança, então os sintomas que aparecem remetem a uma gravidez real incluindo os itens que listamos abaixo:

- Ganho de peso;
- Aumento do apetite;
- Alterações hormonais;
- Inchaço nas pernas;
- Crescimento da barriga;
- Crescimento das mamas;
- Sonolência;
- Enjoos;
- Ausência de menstruação;
- Falsas contrações de parto.
Até o momento não se conhece diretamente o motivo do aparecimento destes gravidez psicológica sintomas, mas possivelmente ocorrem devido a estímulos psicológicos intensos que promovem a produção de certos hormônios.
Quais são as causas?
As causas gerais da gravidez psicológica não são conhecidas, mas diversos estudos já demonstraram que se trata de uma condição que possui grande influência emocional, podendo ter relação com os fatores abaixo:
- Transtornos depressivos que tenham relação com a esterilidade e infertilidade;
- Medo muito intenso de se tornar gestante;
- Desejo muito intenso de engravidar;
- Enfrentamento de problemas para engravidar.
Também é comum que mulheres que passaram por siatuações traumáticas, como a perda de um filho, aborto espontâneo ou abusos sexuais desenvolvam a pseudociese devido às marcas psicológicas deixadas em tais situações.
Porque a gravidez psicológica acontece?
Anteriormente você pode conferir que diversas situações podem levar à pseudociese, sendo que muitos especialistas acreditam que os estímulos psicológicos geral os sinais de gravidez.
Em situações como as comentadas no tópico anterior, o cérebro tem a capacidade de desencadear a liberação de vários hormônios, como a prolactina e o estrogênio, que são os responsáveis por causar os principais sintomas de gestação.
A condição pode acometer mulheres de todas as faixas etárias, mas acaba sendo mais comum durante a menopausa ou em pessoas com idade acima de 40 anos. Além disso, pessoas com crises de ansiedade e depressão são mais propensas.
Diagnóstico
Agora que você já sabe que o que causa gravidez psicológica tem relação direta com problemas emocionais, vamos abordar a forma correta de se diagnosticar a condição no caso de mulheres que a desenvolvem.
Assim que surgem os sintomas de gravidez, a mulher normalmente busca um médico para começar os exames de rotina, sendo que o ultrassom ou exames de sangue mostram que não há gravidez naquele caso.
Os testes de urina também dão negativo e em alguns casos outros exames são recomendados a fim de identificar problemas que possam estar causando esta alteração hormonal, já que este é um fator chave para o aparecimento da gravidez psicológica.
Principais formas de tratamento
Hoje a pseudociese é tida como uma condição psicológica, então o seu tratamento envolve primeiro ajudar a mulher a compreender que não está grávida realmente, sendo comum que elas não acreditem a princípio.
Como em alguns casos a mulher tem um desejo muito intenso de ser mãe, pode ser muito difícil receber o diagnóstico, então é fundamental que familiares e amigos dêem o apoio sentimental necessário para que ela se recupere.
O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar, de modo que a mulher vai precisar de acompanhamento com psiquiatra, psicólogo e ginecologista. O objetivo aqui é cuidar da saúde física e mental da paciente.
Considerações finais
Com base em nosso post você teve a oportunidade de conhecer melhor os fatores que envolvem a gravidez psicológica como um todo, sendo que muitas pessoas sofrem com a situação no mundo todo.
É importante salientar que as mulheres com pseudociese não fingem que estão grávidas, pois elas realmente acreditam que estão, e é exatamente isso que gera os distúrbios hormonais que levam aos sintomas físicos.
Sendo assim, todas que passam pela situação precisam de amparo profissional e da família, lembrando que o tratamento quando feito da forma correta é efetivo e pode normalizar novamente a vida da paciente.