Gravidez de Trigêmeos: Saiba Quais São os Principais Cuidados
A gravidez de trigêmeos é considerada mais complexa do que a gestação de apenas um bebê, por isso é necessário que as mulheres tomem cuidados específicos para que não haja problemas durante este período.
Segundo pesquisas, apenas 2,1% das gestações anuais no Brasil são múltiplas, então quando a situação acontece, acaba sendo motivo de muita emoção e alegria para os pais e também para a família em geral.
Com base em nosso post você terá a oportunidade de conferir diversas informações relevantes sobre a gestação múltipla e também de conferir alguns cuidados a serem tomados, então continue a sua leitura.
O que é e como acontece a gestação múltipla
A gestação onde há mais de um bebê é comumente chamada de gestação múltipla, podendo haver dois, três ou mais fetos. Esta é uma condição menos frequente, pois a probabilidade de ocorrer é pequena.
A gravidez de trigêmeos acontece quando o embrião que está sendo formado se divide em dois, originando trigêmeos idênticos, também chamados de univitelinos, onde inclusive a condição genética dos indivíduos é muito semelhante.
Também é possível que a mulher ovule mais de um óvulo e estes sejam fecundados por espermatozóides diferentes, originando trigêmeos que terão diferenças físicas facilmente perceptíveis, também chamados de bivitelinos.
Cuidados na gravidez de trigêmeos
Quando uma mulher fica grávida de trigêmeos, o seu organismo precisa se esforçar mais para manter-se e também para manter os três embriões. Sendo assim, é muito importante tomar alguns cuidados como:
Ir a todas as consultas do pré-natal
Independentemente do tipo de gravidez, as gestantes devem comparecer a todas as consultas de pré-natal, mas no caso de graviez múltipla, a mulher deve ter ainda mais atenção em relação aos seus exames.
Por se tratar de uma gestação delicada, um médico capacitado deve acompanhá-la ainda mais de perto, já que as chances de complicações serão bem maiores. Dessa forma, será possível inclusive prevenir diversos problemas.
Mulheres grávidas de apenas um bebê geralmente visitam o médico para a realização de exames uma vez ao mês. Já no caso de gravidez de trigêmeos, as consultas são mais frequentes, podendo ser a cada 2 semanas.

Descanse por mais tempo
Quem passa por uma gestação múltipla geralmente sente mais sono e fadiga, já que o organismo se esforça excessivamente para auxiliar no desenvolvimento dos embriões, então a mulher precisa descansar bastante.
Quanto mais simples a rotina ficar, melhor, onde um membro da família pode estar presente para ajudar na realização de tarefas que demandam mais esforço físico, como fazer uma faxina, por exemplo.
Na gravidez de trigêmeos, sempre dê prioridade para o seu descanso ao longo de toda a gestação, e caso trabalhe fora, será válido solicitar licença-maternidade mais cedo, sempre seguindo as orientações do seu médico de confiança.
Sempre consulte o médico quando tiver dúvidas
É muito importante que você tenha o telefone do seu médico salvo em sua agenda e entre em contato sempre que tiver alguma dúvida. Também é importante informá-lo caso apresente sintomas diferentes no corpo.
Embora a internet seja uma extensa rede de informações, você não deve considerar todas as respostas que encontrar através dela, já que cada mulher tem um organismo que reage diferente à gestação, principalmente à gestação múltipla.
Na gravidez de trigêmeos é comum que ocorram sangramentos leves, mas caso isso aconteça no primeiro trimestre, pode indicar algum problema. Caso isso aconteça, também não exite em entrar em contato com o seu médico.
Se prepare para uma cesariana
É muito comum que gestantes de trigêmeos entrem em trabalho de parto entre a semana 36 ou 37, sendo que na gravidez com um único bebê, o normal seria que o trabalho de parto acontecesse por volta da semana de número 40.
Além disso, é importante comentar que pode surgir a necessidade de fazer uma cesariana antes mesmo que entre em trabalho de parto, já que os bebês dificilmente ficam em uma posição segura, desfavorecendo o parto normal.
Caso a gravidez de trigêmeos termine com um parto prematuro, você vai ser orientada da melhor forma possível pela equipe médica que realizar o procedimento, e para reduzir os riscos neste momento, os exames do pré-natal são fundamentais.
Sempre cuide da saúde mental
Embora a gestação traga muita felicidade para a família, é muito comum que a mulher se sinta preocupada e insegura, principalmente quando há três crianças envolvidas, então é muito importante cuidar também da sua saúde mental.
Aqui também é importante destacar o fundamental papel das pessoas mais próximas, que devem sempre estar por perto a fim de oferecer ajuda sempre que for necessário, já que o esgotamento emocional também pode acontecer durante a gravidez de trigêmeos.
Resumidamente, a gestação de mais de um bebê é algo especial, mas demanda cuidados para preservar a saúde dos fetos e da mãe, de modo que todos cheguem saudáveis ao momento do parto.