Grávida Pode Tomar Energético? Veja Agora
Saber se grávida pode tomar energético é importante para que a mulher defina se esta bebida deve ou não ser evitada durante a gestação, pois o receio é que possa causar danos à saúde do bebê e da própria gestante.
Ingeridas em situações diversas, as bebidas energéticas são muito populares em diferentes locais do mundo, mas no caso das grávidas, é sim preciso ter maior cautela no momento de consumir produtos do tipo.
Através do nosso artigo você vai poder ter acesso a diversas informações a respeito do consumo de energéticos por gestantes, então continue fazendo a leitura do conteúdo para ficar por dentro de todos os detalhes.
Afinal, grávida pode tomar energético?
As bebidas energéticas normalmente possuem em sua composição a combinação de cafeína, sódio e açúcar, trio este que não é indicado para ninguém, então principalmente as gestantes precisam ter cuidado com estes produtos.
Grávida pode beber energético, mas em quantidades bem pequenas não com frequência, sendo que algumas mulheres pensam nesta opção quando começam a se sentir muito cansadas e indispostas.
O energético faz o pâncreas trabalhar muito para liberar insulina e a sua composição faz com que haja um aumento repentino dos níveis de glicose no sangue, que posteriormente também tem uma queda repentina. Esses fatores nunca são positivos.
Quais os riscos de beber muito energético na gravides?
Grávida pode tomar energético, mas com grandes ressalvas devido às substâncias que fazem parte desta bebida. Caso o consumo de energético seja alto durante a gestação, alguns dos principais riscos são:

- Aumento na liberação de insulina;
- Aumento dos níveis de glicose;
- Aumento das chances de arritmia e hipertensão;
- Aborto fetal;
- Parto prematuro;
- Desenvolvimento fetal inadequado.
Como você pode conferir acima, consumir energético sem restrição na gestação é algo que realmente pode ser perigoso, trazendo riscos tanto para a saúde do bebê como para a da gestante.
Existe uma quantidade segura de energético na gravidez?
Atualmente não existe um consenso médico que estabeleça os efeitos da cafeína no organismo de gestantes, de modo que não é possível determinar uma quantidade segura de bebidas energéticas que podem ser consumidas na gestação.
Grávida pode tomar energético conforme as orientações médicas, sendo que especialistas recomendam que grávidas ou mulheres que estejam tentando engravidar consumam no máximo 200mg de cafeína por dia.
Neste sentido, é preciso analisar o rótulo das bebidas energéticas que você mais aprecia, e em caso de dúvidas, nunca deixe de entrar em contato com o seu médico a fim de receber as melhores orientações possíveis.
E o energético sem açúcar?
Os energéticos tradicionais possuem muito açúcar em sua formulação e isso pode ser prejudicial para as gestantes, conforme já comentado. E a versão sem açúcar? Esta pode ser uma boa opção?
Certamente os energéticos sem açúcar tendem a ser menos prejudiciais, mas é fundamental ressaltar que em sua composição há outros tipos de componentes prejudiciais, como altas quantidades de cafeína e sódio.
Neste sentido, grávida pode tomar energético com ressalvas a bom senso, pois assim como o energético tradicional, caso a versão sem açúcar seja consumida sem critérios, haverá consequências negativas.
Dicas para gestantes que se sentem cansadas e sonolentas
Até aqui você já descobriu que grávida pode tomar energético, mas com critérios bem definidos. Caso você queira ingerir o produto para se livrar da sonolência e do cansaço que são sintomas comuns da gravidez, tente primeiro seguir nossas dicas:
- Evite todos os tipos de alimentos processados e que tenham excesso de gorduras e açúcares em sua composição, pois estes demoram para ser digeridos e acabam gerando a sensação de desgaste físico;
- Quando estiver se sentindo muito cansada, troque as refeições pesadas por lanches mais leves, principalmente antes de dormir, o que evita inclusive a má digestão e favorece uma boa noite de descanso;
- Certifique-se de que sua dieta está adequada, garantindo que nutrientes como potássio e cálcio sejam ingeridos no nível recomendado. Estes podem ser encontrados na banana, melão, abacate e leite;
- Pratique exercícios físicos de acordo com as orientações do seu médico, pois assim você evita o sedentarismo e se sente mais disposta durante o dia;
- Carências nutricionais como a falta de ferro ou de vitamina C geram cansaço, de modo que a gestante fica até mesmo mais vulnerável a infecções. Caso haja a suspeita destas carências, é possível fazer a suplementação.