Fórceps: Veja Como é Utilizado no Parto e Quando Deve Ser Usado
O fórceps trata-se de um instrumento cirúrgico usado para auxiliar o médico durante o parto, de modo a facilitar a passagem da cabeça do bebê pelo canal da vagina. Geralmente é utilizado em situações específicas em partos normais.
O instrumento pode ser identificado com facilidade, sendo uma pinça arredondada que possui o formato ideal para segurar a cabeça do recém-nascido, logo na altura das orelhas para que ele possa nascer mais rapidamente e em segurança.
Embora o objetivo deste ítem seja muito positivo, algumas mulheres ainda apresentam receio em relação ao seu uso. Para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito deste tema, preparamos este post informativo.
Como é o parto com o fórceps?
Quando se trata da ocorrência de fórceps parto normal, este é um procedimento considerado mais delicado. Com isso, apenas profissionais que conhecem o histórico completo da gestante e possuem experiência podem realizá-lo.
É importante destacar que em todos os casos a mulher deve ser informada com antecedência sobre a possibilidade de uso da técnica, já que a bexiga deve ser esvaziada previamente e o colo deve estar dilatado por completo.
O uso de analgesia também deve estar presente e após a lubrificação do local, o fórceps é cuidadosamente deslizado ao lado da cabeça do bebê. Em alguns casos ainda pode ser necessário a realização de uma episiotomia.
Quando o uso do fórceps se faz necessário
O fórceps é usado somente no caso de gestantes que ultrapassaram o período determinado de expulsão do bebê, de modo que a mulher pode entrar em uma condição de fadiga materna e o risco de comprometimento da oxigenação fetal é grande.
Desse modo, o uso do instrumento tem como objetivo acelerar o parto para que a mãe e o bebê não sofram danos. Como o procedimento é mais delicado, apenas profissionais habilidosos devem realizá-lo.
O fórceps é permitido também em casos onde o bebê não consegue realizar o movimento de rotação, que é fundamental para que consiga nascer. O instrumento é usado então para fazer tal movimentação, o que auxilia no nascimento.

Indicações de uso
As indicações para o uso do fórceps podem ser concorrentes de situações que se passam diretamente com a mãe ou com o feto. Veja quais são os casos onde o procedimento será recomendado:
Indicações maternas
- Compreendem situações onde o parto deve ser rápido para que o risco para a mãe seja menor, de modo a compensar as limitações funcionais ou poupá-la de esforço excessivo;
- A indicação será válida no caso de gestantes com o pneumopatias, cardiopatias, aneurismas ou tumores cerebrais;
- Mulheres com cicatriz uterina devem ter o período do parto reduzido, já que o risco de ruptura uterina devido à exposição da cicatriz ao grande esforço será grande.
Indicações fetais
- Sempre que houver situações onde o feto entre em sofrimento, haverá indicação para o uso do fórceps;
- Quando o feto não conseguir realizar o movimento de rotação para sair do canal da vagina.
Quais são os possíveis riscos?
Muitas gestantes temem o método que envolve a utilização do fórceps, já que este instrumento já foi associado a morte de bebês e casos de violência obstétrica, o que acaba levantando muitos questionamentos.
É possível afirmar que quando usado corretamente, esse instrumento é um grande aliado, já que ele pode inclusive evitar o uso de métodos mais invasivos, como é o caso da cesariana de urgência.
Já em relação aos riscos com a gestante, o uso do método pode predispor à incontinência urinária. Além disso, pode acontecer traumatismos perineais e vaginais que serão superiores ao parto normal espontâneo.
Relação do fórceps com a episiotomia
Há muitos casos onde o uso do fórceps é acompanhado de um procedimento chamado episiotomia. Este consiste em uma incisão cirúrgica realizada na região do períneo com o objetivo de ampliar o canal do parto.
Para sua realização, deve-se fazer anestesia local ou peridural. Assim como no caso do uso do instrumento foco do nosso post, a gestante deve ser informada sobre a indicação da técnica de episiotomia com antecedência.
Muito se fala sobre os benefícios do parto normal para a mãe e para o bebê, então todas as mães que desejam optar por este tipo de parto devem fazer um planejamento prévio e sempre conversar com a equipe médica responsável pelo seu caso.
Considerações finais
Através desse post você pode verificar que apenas casos específicos possuem indicação de uso do fórceps, sendo que a técnica será levada em consideração sempre que os seus benefícios forem maiores do que os riscos.
Uma alternativa que substitui este instrumento é o Vácuo-Extrator ou o Odent-Device, sendo que a finalidade de ambos é muito semelhante e visa auxiliar na expulsão do bebê durante o parto normal.
Por fim, é importante destacarmos a importância dos exames de pré-natal, já que através dele a gestante poderá saber com detalhes caso haja possibilidade de riscos durante o parto, de modo que ela poderá se preparar melhor para este momento.