Conheça os Principais Exercícios Para Ajudar no Parto Normal
Saber alguns exercícios para ajudar no parto normal pode ser muito importante para as gestantes, já que eles facilitam o processo ao promover o encaixe da cabeça do bebê na pelve da mulher.
Aqui é importante destacar que para ter bons resultados, esses exercícios devem ser realizados ao longo de toda a gestação, de modo a preparar o corpo de forma adequada para o momento do parto.
Ademais, os exercícios também acompanham outros ótimos benefícios, que incluem a melhora na oxigenação sanguínea, que é fundamental para manter o bebê bem durante a gestação. Para conhecer os principais, continue nos acompanhando.
Cuidados antes dos exercícios para ajudar no parto normal
Os exercícios pélvicos para parto normal apresentam excelentes resultados, mas antes de começar a praticá-los, é fundamental que as gestantes tomem alguns cuidados para não colocar a sua saúde ou a do bebê em risco, como por exemplo:
- Use uma roupa confortável: quando for realizar os exercícios para ajudar no parto normal, opte sempre por vestimentas mais largas e confortáveis para que não haja a restrição dos movimentos;
- Opte por sapatos confortáveis: como na gravidez os pés das gestantes tendem a inchar, é fundamental que você sempre escolha sapatos um pouco mais largos para que o mesmo não venha a apertar seus pés em algum momento;
- Beba água: beber água é fundamental para todo o ser humano, e a necessidade desse consumo aumenta ainda mais durante os exercícios físicos, então não esqueça de se hidratar corretamente;
- Faça alongamentos: os alongamentos são ótimas opções para esticar e aquecer os músculos, mas escolha aqueles que sejam seguros de acordo com a sua fase de gestação;
- Faça pausas: se por acaso ficar muito cansada ao executar algum exercício, faça pausas para descansar, evitando assim uma sobrecarga do seu corpo;
- Tenha ciência do centro de gravidade: o centro de gravidade da mulher tende a se projetar para frente, o que pode fazer com que as costas se movimenta para trás, então tenha consciência disso para fazer os exercícios corretamente;
- Não fique muito tempo em pé: ao ficar muito tempo em pé, o sangue do corpo tende a se acumular nos membros inferiores, o que irá causar dores e inchaços nos pés e nas pernas.

Confira alguns exercícios para ajudar no parto normal
Agora que você já sabe quais cuidados tomar antes de desempenhar os exercícios para ajudar no parto normal, confira algumas das melhores opções recomendadas por especialistas:
Kegel
Os exercícios para parto normal kegel são os mais buscados pelas gestantes, sendo que para executar essa atividade, é preciso deitar com as costas voltadas para o chão, dobrar as pernas em 90°, levantar o tronco e segurar o tempo que conseguir.
Feito isso, relaxe toda a musculatura, abaixe as pernas e após uma breve pausa, repita o procedimento por cerca de 10 vezes. Embora simples, esse exercício é excelente para fortalecer o assoalho pélvico.
Agachamento
O agachamento é um exercício básico e bastante conhecido, sendo que ele é amplamente recomendado para as gestantes que buscam o que fazer para ter parto normal rápido, já que ele fortalece a musculatura exigida neste momento.
Para fazer os agachamentos com maior segurança, é recomendado encostar as costas em uma parede. Com a postura ereta, mantenha as pernas e os pés alinhados, para então agachar devagar. Mantenha a posição por cerca de 10 segundos.
Inclinação pélvica
A inclinação pélvica é um dos exercícios para ajudar no parto normal que ajuda a fortalecer a musculatura do abdome, aliviando também as dores nas costas que geralmente acontecem no decorrer da gestação.
Para fazê-la, fique com os joelhos e mãos no chão e então mova as costas para cima. Mantenha essa posição por alguns segundos e depois relaxe. A princípio, faça 3 repetições, mas posteriormente é possível fazer até 10 repetições.
Caminhada
Como a caminhada é uma atividade básica, ela é recomendada para todos os tipos de pessoas. Durante a gestação, ela auxilia na melhora da circulação sanguínea e também na melhora do condicionamento físico.
Já diretamente no parto, ela pode auxiliar no aumento do ritmo das contrações e também é uma excelente forma de como ter um parto normal com menos dor, então muitas grávidas caminham nas maternidades antes de ganhar o bebê.
Considerações finais sobre os exercícios para ajudar no parto normal
Embora existam diversos exercícios para ajudar no parto normal que sejam seguros, é fundamental que as gestantes tenham acompanhamento neste momento para se certificar de que estão os realizando da maneira correta.
Caso você sinta qualquer desconforto anormal durante a execução dos exercícios, é recomendado que busque orientação médica, já que as informações cedidas por um profissional da área podem ser muito valiosas nesse momento.
Por fim, é importante destacar que também existem outras dicas que podem ajudar no parto normal, como controlar a respiração durante as contrações e escolher uma posição corporal que ajude em relação ao alívio da dor.
Gostou do nosso conteúdo? Veja algumas dicas para fazer o chá revelação dos seus sonhos!