Estrias na Gravidez: 5 Dicas Para Evitar
As estrias na gravidez são muito comuns, mas tomar alguns cuidados básicos como utilizar óleos e cremes hidratantes, além de controlar o peso com base em refeições adequadas, podem ajudar a evitar seu aparecimento.
As estrias são caracterizadas como pequenas linhas brancas que surgem principalmente em regiões como coxas, barriga e peito. Como elas podem se tornar muito marcantes, muitas mulheres se incomodam com a sua presença.
Através deste post você poderá acompanhar 5 ótimas dicas de como evitar as estrias durante a gestação, então continue acompanhando as informações que disponibilizamos logo a seguir.
Dicas para evitar as estrias na gravidez
Saber como evitar estrias na gravidez pode ser algo muito importante para que elas não se tornem muito marcantes e acabem prejudicando a sua autoestima. Confira abaixo as nossas dicas:
Use óleos e cremes hidratantes
Escolher produtos como óleos ricos em vitamina E e hidratantes, são uma excelente opção quando o assunto é fornecer uma hidratação profunda à pele durante a gestação, já que assim ela se torna mais elástica.
Com a pele adequadamente hidratada, a chance de aparecer estrias diminui, sendo que estas acontecem quando a pele é estirada muito rápido em um espaço de tempo muito curto, o que é muito comum durante a gravidez.

Os óleos e cremes hidratantes devem ser aplicados principalmente em regiões mais propensas ao aparecimento de estrias na gravidez, como coxas, glúteos, seios e abdômen. Ingerir bastante água diariamente também é fundamental.
Usar roupas adequadas
É comum que durante a gravidez aconteça o aumento no tamanho da barriga e mamas, de modo que usar roupas adequadas e que não fiquem apertadas ajudam a evitar as estrias, já que não haverá má circulação sanguínea.
Além disso, é preciso ter atenção especial com a roupa íntima, de modo a escolher uma que segure bem a barriga e ajude a sustentar as mamas. Neste último caso, opte por sutiãs maiores e confortáveis.
No demais, roupas mais larguinhas de algodão também serão ótimas opções, pois assim não haverá chance de compressão de nenhuma região do corpo, o que ajuda diretamente a evitar estrias na gravidez.
Fazer massagens regulares
Como a barriga e as mamas são duas regiões muito propensas ao aparecimento de estrias, realizar massagens regulares nessas regiões também é uma ótima forma de evitar o aparecimento de estrias na gravidez.
A massagem ativa a circulação da pele e acaba conferindo uma maior elasticidade a ela. Vale mencionar que isso deve ser feito todos os dias, com foco principalmente nas regiões que têm maior probabilidade de ter estrias.
Uma dica interessante é fazer essas massagens com o óleo ou creme hidratante, que já foi mencionado nesse post, assim haverá uma tendência menor ao aparecimento dessas cicatrizes.
Escolha alimentos ricos em vitamina E e C
Ingerir alimentos ricos em vitamina C possuem um amplo poder antioxidante, como flavonoides e betacaroteno. Estes por sua vez agem como estimulantes do colágeno na pele, contribuindo diretamente para o combate das estrias na gravidez.
Já os alimentos que são ricos em vitamina E servem principalmente para proteger as células do organismo, onde a vit E também tem poder antioxidante e atua com as suas propriedades anti-envelhecimento para a pele.
Alguns alimentos ricos em vitamina C incluem frutas diversas, como laranja, goiaba, kiwi e abacaxi, enquanto alimentos que são ricos em vitamina E incluem óleos vegetais, sementes e cereais integrais.
Controle de peso durante a gestação
O controle do peso durante a gestação é um cuidado fundamental para prevenir diversos tipos de doenças, e em relação à pele, o ganho de peso muito acentuado durante a gestação favorece muito o aparecimento de estrias na gravidez.
Quando se trata de até quantos meses pode aparecer estrias na gravidez, vale destacar que elas são mais frequentes após o sétimo mês, mas quando o ganho de peso da mãe em meses anteriores é muito intenso, elas podem aparecer antes.
Sendo assim, é fundamental manter uma dieta saudável durante toda a gestação, sempre ingerindo frutas, legumes, carnes brancas e peixe. Se preferir, faça o acompanhamento com um nutricionista especializado.
Considerações finais sobre as estrias na gravidez
Aqui você pode conferir que há diversas formas para prevenir a formação de estrias na gravidez, mas vale mencionar que mesmo que em pequena quantidade, elas podem se encontrar presentes nas partes dos corpo com maior predisposição.
Os primeiros sinais de estrias na gravidez incluem coceira, inflamação da pele e vermelhidão, sendo que as estrias na barriga podem ser vermelhas e começarem a aparecer a partir dos 6 meses de gestação.
Gostou do nosso conteúdo? Veja também as nossas dicas para tornar o chá revelação inesquecível.