Em quantas semanas dá pra ver o sexo do bebê? Confira
Saber em quantas semanas dá pra ver o sexo do bebê é algo que a grande maioria das gestantes desejam, já que o assunto levanta muita curiosidade. Para o diagnóstico preciso, é necessário fazer exames específicos, dos quais iremos falar mais nesse post.
Com a descoberta do sexo do bebê, os familiares podem começar os preparativos para receber o novo membro. Além disso, os casais que gostam de surpresas podem começar a preparar o chá revelação, que está em alta hoje em dia.
A ansiedade e a curiosidade são perfeitamente normais para quem está passando por este momento, e com base nesse artigo você poderá saber tudo a respeito do diagnóstico do sexo do bebê e quando ele pode ser realizado.
Em quantas semanas dá pra ver o sexo do bebê?
O período exato para se fazer o diagnóstico do sexo do bebê pode sofrer uma variação conforme o método utilizado. Geralmente, o ultrassom gestacional apresenta bons resultados a partir de 2 meses de gestação.
O mais comum é que a identificação ocorra por volta de 4 meses, já que aqui o bebê já está mais bem desenvolvido. Veja a seguir a fase onde é possível fazer o diagnóstico e os exames que podem ser feitos em cada uma:
- A partir de oito semanas: exame de sangue de sexagem fetal;
- A partir de dez semanas: exame de urina;
- A partir de vinte semanas: pelo ultrassom.
É importante comentar aqui que a ultrassonografia dará o resultado confiável com base na experiência do médico com este tipo de exame, da qualidade do aparelho e também da posição do bebê.
Como o ultrassom é realizado
O ultrassom é um exame não invasivo muito usado em gestantes, sendo que ele emite ondas de som em alta frequência que são emitidas em direção ao útero. Através delas, é feita uma espécie de leitura do feto.
Agora que você já sabe com quantos meses dá para saber o que é o bebê, é interessante saber também que este tipo de exame pode auxiliar na identificação de outros fatores durante a gestação, como por exemplo:
- É possível definir se há possibilidade de aborto espontâneo;
- É possível saber se é uma gravidez ectópica;
- Determina a idade gestacional e permite localizar a placenta;
- Identifica a presença de um ou mais bebês;
- O exame permite descobrir causas de sangramentos.

Quanto não é possível descobrir o sexo do bebê
Infelizmente, não é em todos casos que será possível descobrir o sexo do bebê através do exame ultrassonográfico. Isso porque ele depende de fatores como posição do feto e idade gestacional correta.
Conforme mencionado, a melhor fase para a identificação é com 4 meses, pois sabe-se que até as 12 semanas de gravidez, o diagnóstico do sexo é impreciso e após a terceira semana, a taxa de acerto chega a 99 ou 100%.
Sendo assim, o ultrassom 4 meses de gravidez será o mais recomendado para que não haja riscos de um falso diagnóstico. Vale destacar ainda que a obesidade materna também pode atrapalhar na identificação, mesmo quando no período correto.
O que é a ultrassonografia morfológica
Além da ultrassonografia gestacional convencional, existe a ultrassonografia morfológica. Esta permite a visualização do bebê com maiores detalhes anatômicos, o que chama muito a atenção dos pais.
Geralmente este é um dos métodos mais indicados para detectar malformações nos bebês, de modo que algumas alterações encontradas podem ser resolvidas caso o diagnóstico ocorra de forma precoce.
O ultrassom morfológico pode ser feito entre 20 e 24 semanas de gestação, sendo que ele também pode dar o diagnóstico do sexo da criança. Vale mencionar que nesta fase, a taxa de acerto é de apenas 70%.
Alguns mitos sobre a sexagem na gestação
Através do nosso post você pode saber em quantas semanas dá pra ver o sexo do bebê e ter acesso a dados concretos a respeito do assunto, mas é comum que existam alguns mitos a seu respeito, como por exemplo:
- O ultrassom pode machucar o bebê?
- É possível saber se é menino ou menina pelo formato da barriga?
- Enjoo matinal significa gestação de menina?
- Métodos caseiros para descobrir o sexo são confiáveis?
- A amniocentese é usada para identificar o sexo do bebê?
Todas essas questões são tidas como mitos, sendo que o diagnóstico do sexo do bebê pode ser feito principalmente com base no ultrassom, sendo uma técnica muito segura que não coloca a mãe ou o feto em risco.