Diferença Entre Barriga de Grávida e Gordura: Veja Agora
Saber qual a diferença entre barriga de grávida e gordura pode ser importante para distinguir uma gestação do peso excessivo quando uma mulher tem suspeitas de estar grávida, e aqui vamos destacar alguns pontos para sanar suas dúvidas.
A gravidez é um processo bastante complexo que demanda cuidados especiais durante alguns meses, e para que seja possível tomar estes cuidados, se torna fundamental confirmar a gestação corretamente.
Mulheres com sobrepeso podem acabar descobrindo a gestação de forma mais tardia, mas como há o aparecimento de sintomas, isso não é algo comum. Para saber outras informações sobre o assunto, continue a sua leitura.
Diferença entre barriga de grávida e gordura
Muitas mulheres suspeitam de gravidez quando estão com a barriga grande, mas este não é um fator que deve ser determinante para o diagnóstico. Caso haja sintomas como enjoo matinal, náuseas e cólicas, a suspeita se torna mais real.
É importante comentar que uma pequena parcela de mulheres gestantes não apresentam estes sintomas e a barriga vai começar a crescer entre 16 e 20 semanas de gravidez, onde a parte inferior da barriga fica em destaque.
A principal diferença entre barriga de grávida e gordura é que a barriga de grávida é mais firme e durinha, enquanto a barriga composta somente por gordura tende a ser mais mole e cobrir todo o abdômen.
Como é o formato da barriga da gestante
Embora cada mulher possa enfrentar a gestação de uma forma diferente, a maioria apresenta um crescimento que se inicia na parte de baixo da barriga e se estende até a região próxima do umbigo, local este onde fica o útero.

Como o mesmo estará abrigando um embrião em desenvolvimento, a barriga terá um aspecto mais duro com formato bem arredondado, que crescerá conforme a gestação evolui no passar dos meses.
Essa é a mais marcante diferença entre barriga de grávida e gordura, já que neste segundo caso, a barriga se mostra muitas vezes ondulada e com outras características a depender da quantidade de gordura acumulada.
Como identificar a barriga de grávida no início
Agora que você já sabe como diferenciar barriga de grávida com gordura, vamos destacar algumas formas de identificar a barriga gestante logo no início, sendo algo que pode variar de uma mulher para outra.
Segundo especialistas, há vários fatores que contribuem para o aparecimento da barriga em uma gestante, como se é a primeira gravidez, se a mulher pratica atividades físicas ou esportes e se ela possui cintura mais larga.
Normalmente a barriga se torna visível a partir de 16 a 20 semanas, mas no caso de mulheres que já tiveram outros filhos, a barriga pode estar visível mais cedo, a partir de 12 semanas. Além disso, os músculos abdominais de quem se exercita podem camuflar a barriga por um período maior.
Como eu posso saber se a barriga é de gravidez?
A diferença entre barriga de grávida e gordura é algo relativamente simples, já que uma barriga saliente em uma mulher que não acompanha sintomas provavelmente não indica gravidez.
Agora, se a mulher possui uma barriga mais proeminente, dura e com crescimento bem delimitado, acompanhado de sintomas de gravidez, pode-se então suspeitar de gestação de uma forma maisconcreta. Os sintomas mais comuns são:
- Atraso menstrual;
- Aumento do volume dos seios;
- Cólicas abdominais;
- Cansaço e fadiga;
- Vômitos e náuseas;
- Grande sensibilidade a odores;
- Baixa pressão arterial;
- Temperatura corporal mais alta;
- Aumento da frequência urinária.
Formas seguras de diagnosticar uma gravidez
Somente com base nas informações sobre diferença entre barriga de grávida e gordura não se pode determinar o diagnóstico de uma gestação, sendo importante recorrer a exames seguros e mais precisos, onde podemos destacar:
- Beta hCG sanguíneo: este é o método mais seguro e confiável de diagnosticar uma gravidez, já que ele mensurar a dosagem do hormônio hCG que estará aumentado caso a mulher esteja gestante;
- Testes de farmácia: este teste de gravidez é mais prático e visa detectar a presença de BhCG na urina da mulher. Embora este seja mais fácil de fazer, os resultados não são tão precisos como o exame de sangue;
- Ultrassom: a ultrassonografia pode ser útil no diagnóstico de uma gestação quando a mulher já está grávida há algumas semanas, sendo possível visualizar o saco gestacional através do aparelho;
- Exame físico: quando a mulher já se encontra em gestação avançada após 20 semanas, o médico pode realizar o diagnóstico somente através do exame físico, pois o útero pode ser facilmente palpado.