Cosméticos Para Gestantes: Veja o Que Não Pode Ser Usado
Os cosméticos para gestantes são destinados especialmente para este público porque durante a gravidez, ocorrem muitas alterações hormonais. Com isso, é comum que ocorram alterações na textura da pele, por exemplo.
Escolher os cosméticos ideais para usar durante este período é muito importante, já que existem alguns com formulações inadequadas para essa fase da vida. Felizmente, já existem diversas opções especialmente para as grávidas.
Com base nesse post você poderá conferir quais são os tipos de cosméticos que podem ser usados no dia a dia das gestantes, então não perca tempo e continue acompanhando o nosso post.
Por que certos cosméticos precisam ser evitados na gestação?
É muito comentado hoje em dia que gestantes não podem alisar ou pintar os cabelos, e deve ainda evitar certos tipos de cremes devido aos riscos para a sua saúde e do bebê, e sim, isso é verdade.
O primeiro trimestre é aquele no qual o bebê tem a maior parte do seu desenvolvimento, então algumas substâncias presentes em alguns cosméticos e tinturas de cabelos podem acabar prejudicando este processo.
De uma forma mais explicativa, alguns cosméticos são absorvidos pela pele e chegam até a corrente sanguínea da gestante, chegando até o bebê e afetando o seu desenvolvimento, o que não acontece no caso de produtos para gestantes.
Cosméticos para gestantes: o que evitar
A melhor forma para escolher os cosméticos a serem usados durante a gravidez, é conhecendo as principais substâncias que são prejudiciais. Confira quais são elas detalhadamente logo a seguir:
Retinol
O retinol é um dos derivados do ácido retinóico, sendo uma substância que deve ser evitada por gestantes. Geralmente ele está presente no caso de cremes voltados para tratamentos clareadores ou cremes anti-idade.
Estes cosméticos promovem a renovação celular através da descamação, o que acaba sendo prejudicial, já que durante a gestação a pele já tende a ficar mais reativa. Com a aplicação desses produtos, a sensibilidade será ainda maior.
Uma excelente dica aqui é apostar em sempre usar um bom protetor solar durante a gravidez, já que estes já apresentam uma forte ação contra o envelhecimento da pele, havendo inúmeras opções no mercado.

Ureia
Dentre os produtos que grávidas não podem usar, aqueles que possuem ureia em sua composição também devem ser evitados. Essa substância geralmente faz parte da composição de hidratantes, que tornam a pele mais macia.
Segundo recomendações da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os produtos que contém uréia não devem ser usados no período gestacional, principalmente quando as concentrações são superiores a 3%.
Em casos extremos, essa substância pode levar a má formação fetal, de modo que as gestantes devem optar por hidratantes com lactato de amônia, aloe vera, glicerina, óleo de amêndoas e óleo de semente de uva, por exemplo.
Hidroquinona
Outra substância que deve ser evitada pelas gestantes é a hidroquinona, sendo que ela está presente principalmente em cremes clareadores, sendo comum em produtos que envolvem a redução de manchas, sardas, melasma, etc.
Neste caso, a contraindicação é válida porque a substância pode causar um efeito reverso nas grávidas, ou seja, ao invés de clarear a pele, esta pode escurecer, sendo importante optar por cosméticos para gestantes específicos.
Ácido salicílico
Esta substância está comumente presente em sabonetes para o tratamento de acne e os shampoos anticaspas. O ácido salicílico pode irritar a pele das gestantes e casos de superdosagem, pode induzir malformações no feto.
Uma ótima opção para substituir estes produtos, é optar por cosméticos para gestantes que incluem antibióticos tópicos, como o ácido glicólico, ácido azeláico, nicotinamida ou peróxido de benzoíla, que podem ser prescritos por um médico.
Como cuidar da beleza durante a gestação
Em qualquer época da vida, a maioria das mulheres gostam de manter a beleza em dia com base em cuidados diários. Sendo assim, as gestantes podem continuar se cuidando sem que haja risco para ela ou para o bebê, havendo opções como:
- Massagens antiestrias e peeling corporal com hidratação ajudam a melhorar a retenção de líquido e ainda auxiliam na dor lombar;
- Tratamentos antiestress auxiliam a aliviar incômodos como cãibras e dor nas articulações;
- Aplicar compressas frias sobre as pálpebras auxilia na redução da inflamação gerada pela retenção de líquidos;
- Sempre opte por protetor solar sem parabenos e sem fragrâncias alergênicas para proteger a pele durante o dia, já que a exposição ao sol pode favorecer o aparecimento do cloasma, por exemplo.
Com base nesse post você pode saber como escolher os seus cosméticos para gestantes de forma consciente, sendo que o mercado da área é muito amplo e com certeza será possível encontrar opções que cabem no seu bolso.