Contrações de Braxton Hicks: Saiba o Que é e Como Diferenciar da Contração Verdadeira
As contrações de Braxton Hicks também são conhecidas como contrações de treinamento, consistindo então em contrações uterinas mais brandas que começam a acontecer normalmente no terceiro trimestre da gestação.
Embora algumas grávidas fiquem apreensivas perante a elas, tais contrações não apresentam perigo e não provocam nenhum tipo de mal ao bebê. Além disso, sua presença não indica o início do trabalho de parto efetivo.
Com base em nosso post você poderá saber com maiores detalhes o que é a contração de Braxton Hicks e como ela pode ser diferenciada das contrações verdadeiras, então continue a sua leitura e confira.
O que são contrações de Braxton Hicks?
As contrações de Braxton Hicks foram descobertas e descritas pela primeira vez em 1872, com base em estudos do médico John Braxton Hicks. Trata-se de contrações leves que servem para treinar o corpo para o momento do parto.
É importante mencionar aqui que as gestantes não vão entrar em trabalho de parto devido a este tipo de contração, que pode surgir desde o primeiro trimestre, sendo bastante discreta e percebida efetivamente somente no início do terceiro trimestre.
Conforme o progresso da gestação, as contrações de treinamento se tornam cada vez mais comuns e estarão presentes até as últimas semanas de gravidez, sendo algo totalmente normal que ocorre em todas as gestações.
Qual a função das contrações de treinamento?
As contrações de Braxton Hicks são mais leves do que as contrações do parto efetivo e a sua existência possui funções muito importantes, pois conforme comentado, ela treina o corpo para o momento do nascimento do bebê.

De uma forma resumida, esse tipo de contração vai ajudar a amolecer o colo uterino e também exercitar os músculos que serão utilizados para empurrar a criança para fora do corpo da mãe, favorecendo o trabalho de parto como um todo.
Sem a existência das contrações de treinamento, certamente o parto seria ainda mais doloroso e difícil, já que o corpo da mulher não teria tido nenhum tipo de preparação fisiológica para o seu acontecimento.
Principais diferenças entre a contração de Braxton Hicks e a contração de parto
Há inúmeras diferenças entre as contrações de Braxton Hicks e as contrações do trabalho de parto, sendo que uma das principais é que a primeira não é dolorida e acontece em uma frequência bastante irregular.
Em algumas situações, estas contrações de treinamento podem ser incômodas, mas não possuem similaridade com as contrações do parto, sendo que algumas mulheres descrevem as contrações de Braxton Hicks como similares à cólica.
Outra diferença interessante, é que as contrações de treinamento podem ser aliviadas com base em uma simples mudança de posição, o que não acontece nas contrações de parto. Veja a seguir mais algumas características para ajudar a diferenciar as duas contrações:
Contrações de Braxton Hicks
- Surgem poucas vezes ao dia;
- Não são doloridas;
- Ocorrem de forma imprevisível e irregular;
- Não aparece mais do que duas vezes por hora;
- São bem curtas e geralmente não duram mais do que 30 segundos;
- Não se torna mais intensa com o passar do tempo;
- Melhoram com cuidados simples;
- Normalmente são sentidas em apenas uma única região do abdômen.
Contrações do trabalho de parto
- São bastante dolorosas;
- Se tornam mais fortes e previsíveis progressivamente;
- Tem duração de até 70 segundos;
- Os intervalos entre cada contração ficam mais curtos com o passar do tempo;
- Não melhoram com mudanças de posição ou hidratação;
- Estão normalmente localizadas nas costas e também na frente do abdômen.
O que alivia a contração de Braxton Hicks?
Agora que você já sabe como são as contrações de Braxton Hicks, vamos dar algumas dicas simples que ajudam a aliviá-las durante a sua gestação. Confira logo a seguir:
- Utilize técnicas de relaxamento e respiração;
- Mude de posição para uma mais confortável;
- Se mantenha sempre hidratada;
- Urine sempre que sentir vontade;
- Evite esforços desnecessários.
Como você pode conferir, algumas atitudes muito simples podem fazer com que você se sinta melhor perante as contrações de Braxton Hicks, sendo que elas são totalmente benignas e vão favorecer seu trabalho de parto.
Quando buscar um médico?
A grande maioria das gestantes consegue diferenciar com facilidade as contrações falsas das contrações do parto, mas caso você esteja insegura ou perceba que o padrão destas contrações está mudando muito, entre em contato com seu obstetra.
Embora as contrações de Braxton Hicks não devam ser algo de preocupação, é importante que você fique atenta a mudanças no seu corpo e caso surja alguns dos sinais de alerta abaixo, busque atendimento médico assim que possível:
- Redução dos movimentos do bebês;
- Contrações muito dolorosas de início repentino;
- Perda de líquido pela vagina;
- Perda de sangue pela vagina.