Como Congelar o Leite Materno? Dicas que Vão te Ajudar Muito
Saber como congelar o leite materno de forma correta é muito importante, já que dessa forma é possível guardá-lo para oferecer a criança em outro momento, pois nem sempre a rotina da mãe possibilita que ela amamente todas as vezes que o bebê precisa.
Congelar o leite materno é uma das melhores opções quando a mulher volta a trabalhar e retorna para a sua rotina normal após o parto, mas é necessário fazer o procedimento corretamente para conservar os nutrientes deste alimento.
Com base nesse post você terá a oportunidade de saber tudo a respeito da coleta, congelamento e armazenamento do leite materno, sendo que também iremos disponibilizar algumas dicas, então continue a sua leitura.
Coletando o leite materno
Antes de saber como congelar o leite materno, é necessário saber como é feito o procedimento de coleta e o que é necessário para tal, já que este é o primeiro passo para armazenar um alimento completo e de qualidade para o seu bebê.
Primeiramente, é necessário deixar o recipiente que vai guardar o leite ordenhado e este deve ser muito bem higienizado com antecedência. Também é importante tomar alguns cuidados com a higiene pessoal no momento da coleta, como:
- Use uma touca ou lenço para cobrir os cabelos, evitando que estes se desprendem e caiam no recipiente onde o leite está sendo colocado;
- Coloque uma máscara sobre a boca e o nariz;
- Lave as mamas usando apenas água limpa;
- Lave os braços e as mãos muito bem com água e sabão;
- Seque as mamas através de uma toalha limpa;
- Use um pano limpo para forrar a mesa onde vai colocar os itens de ordenha.
Após preparar tudo para coletar o leite, basta encaixar a ordenhadeira na mama e ligá-la. Será feita uma pressão leve na mama para que o leite saia, e após cheia, basta colocar o leite no recipiente previamente preparado.
Saiba como congelar o leite materno
Após coletar o leite corretamente e colocá-lo em um recipiente bem limpinho, é preciso guardá-lo de forma correta para garantir a sua qualidade. Confira logo a seguir a forma de fazer o congelamento e o armazenamento:
Congelando o leite materno
Antes de congelar o leite materno coletado, é necessário garantir que haja pelo menos dois dedos de folga entre o líquido e a tampa. Esse espaço se faz necessário por que após o congelamento, o leite vai se expandir.
Depois disso, vede bem o recipiente onde o leite está e também coloque uma etiqueta, indicando a data da coleta. Depois disso, basta colocar o recipiente diretamente no congelador seguindo as regras abaixo:
- Para congelar leite materno, é preciso que o congelador seja em uma porta individual, ou seja, deve ser separado do refrigerador para que haja um melhor controle da temperatura.
- A temperatura do congelador deve ser igual ou superior a -10 graus negativos.

Forma correta de armazenar o leite materno
Como congelar o leite materno é algo relevantemente simples, de modo que ele pode permanecer no congelador por um período máximo de 15 dias, período este onde os nutrientes permanecerão viáveis para o bebê.
Vale destacar aqui que os recipientes sempre devem ser organizados de modo em que os mais antigos sejam utilizados primeiro que os novos, assim a chance de descongelar um leite novo sem querer é menor.
Após o tempo de congelamento leite materno e dependendo da forma que foi armazenado, ele pode perder as suas qualidades nutritivas, sendo até mesmo perigoso caso seja ofertado para o bebê.
Dicas para descongelar o leite materno
Agora que você já sabe como congelar o leite materno, é importante também acompanhar as nossas dicas de como fazer o descongelamento deste alimento a fim de manter suas propriedades nutritivas. Confira abaixo:
- Primeiro é preciso deixar o leite congelado na parte de baixo da geladeira para que descongele até o momento de seu usado;
- Para aquecê-lo após congelado, coloque em banho-maria, primeiramente fervendo a água e depois colocando-a em um recipiente. Depois disso, coloque o recipiente com o leite materno até que este descongele por completo e fique morno;
- Quando o leite for aquecido o suficiente, mexa lentamente o leite para que os seus componentes misturem;
- Sempre faça o teste da temperatura antes de oferecer para o bebê, bastando colocar algumas gotas na mão ou pulso.
É muito importante salientar aqui que o Ministério da Saúde não recomenda que o leite materno seja aquecido ou fervido no microondas, já que este método acaba destruindo diversos fatores de proteção que ficam no líquido.
Se gostou do nosso post, confira também o artigo que mostra quais são as principais mudanças nos seios durante a gravidez!