Com Quantos Meses o Bebê Começa a Ficar em Pé? Veja Agora
Com quantos meses o bebê começa a ficar em pé pode variar conforme o desenvolvimento individual de cada criança, de modo que algumas começam a andar mais cedo do que as outras.
Para que os bebês possam ficar em pé e consequentemente andar, eles precisam ter as habilidades motoras bem desenvolvidas. Como essa evolução das crianças é bem marcante, é comum que os pais fiquem ansiosos para os primeiros passinhos.
É importante destacar aqui que embora exista uma idade mais adequada para que os bebês desempenhem certas atividades, cada um é único e possui ritmo próprio, de modo que estas individualidades devem ser respeitadas.
Com quantos meses o bebê começa a ficar em pé?
Atualmente estima-se que os bebês começem a se pôr em pé por volta dos 8 meses de vida, sendo que qualquer móvel da casa ou barras do berço vão servir de apoio para que ele consiga sustentar o corpinho na posição vertical.

Além disso, tentar pegar algum brinquedo, alcançar o irmão ou tocar em algo que levante curiosidade são servir como incentivos para que a criança tente levantar, o que será algo consideravelmente positivo em relação ao seu desenvolvimento.
Saber com quantos meses o bebê começa a ficar em pé é bastante variável, mas quando você observa que a criança está atingindo esta etapa, é necessário tomar maiores cuidados com objetos perigosos que possam estar ao seu alcance.
Desenvolvendo o equilíbrio
Para que seja possível que um bebê permaneça de pé por conta própria, estar motivado é importante, mas ele também precisa atender alguns requisitos físicos específicos que estão intimamente relacionados com o equilíbrio geral, sendo:
- Ter estabilidade;
- Ter forças no tronco e nas pernas.
Agora que você já sabe com quantos meses o bebê começa a ficar em pé, é necessário compreender também que eles podem ficar com medo quando alcançam o objetivo, de modo que é fundamental fazer elogios e premiações como incentivo.
Além disso, é interessante ensinar a criança a dobrar os joelhos para se sentar após ficar em pé, de modo que ela possa aprender com facilidade a ter controle sobre seus movimentos e também sobre o seu corpo de uma forma geral.
Como estimular a capacidade psicomotora do bebê
Como forma de contribuir para o desenvolvimento contínuo da criança, os pais devem estimular a sua capacidade psicomotora, já que ela vai contribuir para que o bebê fique de pé mais cedo. Confira algumas dicas logo a seguir:
- Coloque brinquedos em cima de um móvel baixo que não possua quinas;
- Coloque um brinquedo alto e firme perto do bebê para que ele possa utilizá-lo como apoio;
- Ofereça as suas mãos para que a criança agarre e utilize como apoio para sentar ou ficar de pé;
- Brinque de colocar a criança em pé, pulando sobre os seus joelhos.
Essas dicas são muito simples de serem seguidas e influenciam sobre com quantos meses o bebê começa a ficar em pé, de modo que você pode fazê-las diariamente como forma de estimular a criança a alcançar tal objetivo.
Quando o bebê senta sozinho?
Outra dúvida bastante comum é com quantos meses o bebê senta sozinho, sendo que este tipo de atitude pode ser percebida a partir de 3 meses de idade, sendo que aos 5 meses ele já consegue virar o corpo para permanecer de bruços.
A idade onde eles geralmente permanecem sentados sem qualquer tipo de apoio é com 9 meses. A princípio os pais podem incentivá-los a se sentar apoiando as mãozinhas no chão, sempre respeitando o limite do pequeno.
Com quantos meses o bebê começa a ficar em pé acaba tendo uma relação importante com a posição de sentar, pois conforme comentado, as crianças devem se sentar caso sintam medo ao conseguirem ficar em pé.
Sinais de que o bebê vai andar logo
Com base nesse post você pode conferir com quantos meses o bebê começa a ficar em pé, mas também pode constatar que isso é algo bastante variável, então é necessário ficar atento aos sinais de que a criança vai andar logo:
- O bebê inclina o corpo para tentar alcançar móveis ou segurar em alguém;
- Caminha facilmente quando tem apoio;
- Tenta mudar de posição sozinho;
- Demonstra firmeza com as pernas quando recebe apoio.
Estes sinais podem ser percebidos com grande facilidade, sendo importante mencionar que ficar em pé não vai garantir que o bebê vai começar a andar, pois até que ele consiga estabelecer o real equilíbrio, vai demandar algum tempo.