Com Quantas Semanas o Bebê Fica Acima do Umbigo?
Afinal, com quantas semanas o bebê fica acima do umbigo? Essa é uma dúvida muito comum entre as gestantes, já que é neste momento que se torna viável medir a altura uterina com mais exatidão.
A grande maioria das gestantes ficam ansiosas para que a sua barriga cresça, afinal, isso significa que o seu bebê está crescendo, e conforme a sua evolução, será possível sentir seus movimentos com mais clareza.
A altura uterina é uma medida avaliada por médicos durante exames do pré-natal, onde o objetivo é definir se o feto está se desenvolvendo conforme a idade gestacional. Para saber mais sobre o tema, continue a sua leitura.
O que é a altura uterina?
Antes de comentarmos com quantas semanas o bebê fica acima do umbigo, vamos explicar brevemente o que é a altura uterina, que consiste em medir desde o topo do útero até o osso do púbis da mãe, tendo o auxílio de uma fita métrica.
O número de semanas de gestação são então utilizados para averiguar se o útero está realmente dentro da normalidade para a idade gestacional, servindo assim como parâmetro para definir se está tudo indo bem na gravidez.
A altura uterina varia de uma mulher para outra e também conforme o período de gestação, sendo que apenas os médicos podem determinar este dado da forma mais precisa e adequada possível.
Com quantas semanas o bebê fica acima do umbigo?
Quando a gestação chega entre a décima sexta e vigésima semana de gestação, o útero acaba se sobressaindo do osso pélvico e atingindo a altura do umbigo da mulher, sendo este o período ideal para começar a medir a altura uterina.

Como existem variações entre a altura uterina e o número de semanas de gestação, ficou estabelecido um limite de tolerância de 2 centímetros, seja para mais ou para menos, podendo ser determinado pelo médico.
Quando as divergências chamam a atenção do especialista, é comum que ele solicite exames de imagem, tendo como intuito verificar o desenvolvimento do bebê e confirmar a idade gestacional com mais precisão.
É possível que a altura uterina seja imprecisa?
Agora que você já sabe com quantas semanas o bebê fica acima do umbigo, vamos abordar alguns casos onde a altura uterina pode ser imprecisa, mesmo quando o útero atinge o umbigo.
Esta é uma probabilidade grande quando a mulher se encontra em uma gestação de gêmeos, esteja obesa ou ainda que apresente um quadro de mioma. Além destas opções, outras possibilidades que alteram a altura uterina são:
- Líquido amniótico em excesso;
- Crescimento fetal restrito;
- Pouco líquido amniótico;
- Bebê grande.
Geralmente, os problemas relacionados ao tamanho do útero podem ser observados com mais facilidade a partir do terceiro trimestre de gestação, a partir de exames de rotina aos quais a mulher é submetida.
O que significa altura uterina abaixo ou acima da média?
Saber com quantas semanas o bebê fica acima do umbigo é algo bastante interessante para as mães, pois trata-se de uma fase onde ela terá um contato maior com o bebê, sendo possível sentir melhor as suas movimentações.
Conforme já abordado, é neste momento que a altura uterina pode ser definida adequadamente e esta pode estar dentro do padrão, acima ou abaixo da média. Veja abaixo o que significa estas últimas duas situações:
Altura uterina acima de média
O mais comum é que a altura uterina acima da média aconteça quando o bebê é maior do que o normal, mas há outros casos que podem gerar esta situação conforme já comentado, como gestação gemelar e obesidade.
Outro fator que pode interferir em com quantas semanas o bebê fica acima do umbigo, é a posição do feto dentro do útero, de modo que a placenta pode se posicionar abaixo dele e pressioná-lo para cima.
Na situação comentada acima, não existe nenhum tipo de complicação relacionada e a realização de exames de imagem simples, como ultrassom, podem ajudar a definir a causa da altura uterina acima da média com facilidade.
Altura uterina abaixo da média
Diferente da situação comentada anteriormente, a altura uterina abaixo da média pode estar relacionada a um feto que possui restrições de crescimento. Bebês pequenos são comuns em caso de mulheres com pressão alta, por exemplo.
Com quantas semanas o bebê fica acima do umbigo é relacionado ao número de semanas de gravidez, tendo o ultrassom como base, mas as características individuais do biotipo dos pais são sempre levados em consideração.
Isso porque pais que possuem uma menor estatura e que são mais magros terão uma maior probabilidade de ter bebês menores devido a herança genética, então o obstetra vai avaliar todos os dados para definir se o feto está se desenvolvendo como deveria.