Cinta Pós-Parto: É Realmente Necessário Usar?
A cinta pós-parto atualmente é contraindicada pela grande maioria dos especialistas, pois este acessório pode vir a atrapalhar o processo natural de recuperação da mulher, mas trata-se de algo controverso.
Hoje estas cintas podem ser encontradas com muita facilidade em lojas de diversos tipos, havendo tamanhos e cores variadas, mas é muito importante saber a forma correta de usá-la para que não sejam causados danos a sua saúde.
Com base nesse post, você terá a oportunidade de entender todos os detalhes relacionados a estas cintas usadas por mulheres no pós-parto e saber se realmente é necessário utilizá-las, então continue acompanhando o conteúdo abaixo.
O que é a cinta pós-parto?
A cinta pós-parto é um acessório composto por um tecido fino, que abrange toda a parte da barriga da mulher. Trata-se de algo que pode ser aliado para auxiliar no conforto e segurança das mulheres após o nascimento da criança.
De uma forma geral, estas cintas são muito práticas de vestir e podem ser encontradas tanto em lojas online como em lojas físicas, onde o valor varia de acordo com o modelo de sua preferência.

Como este acessório é bastante justo, é muito importante que seja usado com cautela, onde muitas mulheres acabam cometendo um equívoco ao usar a cinta sem indicação por simples questões de estética.
Controvérsias sobre o uso da cinta no pós-parto
Atualmente, muitos obstetras são contra o uso da cinta pós-parto, pois segundo eles o acessório retarda a recuperação dos músculos abdominais, já que o objeto impede que eles se contraiam por conta própria a fim de sustentar o abdômen.
Embora este seja o fato mais aceito, também existem especialistas que recomendam o uso dessa cinta com a finalidade de proporcionar mais conforto e segurança para que as mulheres possam se movimentar.
É muito importante destacar aqui que a cinta não vai ter uma influência direta sobre o retorno do abdômen ao ser formato natural, ou seja, como era antes da gestação. Isso é algo que demanda tempo, então é necessário ter paciência.
Quando a cinta é recomendada
Em relação a cinta pós-parto quando usar, pode ser uma opção em parto normal ou cesárea, não sendo obrigatório. Alguns médicos solicitam apenas que a mulher aguarde que os seus movimentos peristálticos voltem ao normal, para então vestir a peça.
Quando o obstetra tem a opinião de que não se deve usar a cinta, ele provavelmente irá explicar suas justificativas para a paciente, mas caso ela queira usar mesmo assim, ele fará orientações detalhadas para que não haja prejuízos.
Caso o seu objetivo seja recuperar a musculatura abdominal com a cinta, fazer exercícios como abdominais serão mais indicados, mas estes também devem ser feitos apenas após liberação médica.
Qual a forma correta de usar
Após conhecer as contraindicações do uso da cinta pós-parto mesmo assim você queira usá-la, o primeiro passo é conversar diretamente com o seu obstetra para que ele passe as melhores orientações. O acessório deve ser usado da seguinte forma:
- Escolha uma cinta de tamanho adequado, pois se esta for muito justa, vai prejudicar a irrigação sanguínea abdominal, o que pode ser prejudicial principalmente em caso de cesárea;
- Não use a cinta por períodos prolongados, onde alguns obstetras recomendam vestí-la apenas 72h após o parto, podendo permanecer com ela de 6 a 8 horas diárias;
- O uso da cinta deve ser feito com cautela e sem excessos, não devendo exceder mais do que 20 dias após o parto;
- No caso de mulheres que passaram por cesárea, é preciso fazer uma proteção sobre a ferida cirúrgica, com o objetivo de evitar que esta fique raspando na cinta, o que pode dificultar o fechamento do corte.
É muito importante deixar claro que as orientações vão variar muito de um profissional para outro, então é fundamental que você tire todas as suas dúvidas ao conversar diretamente com o seu obstetra de confiança.
Tipos de cintas disponíveis no mercado
No mercado existem diversos tipos e modelos de cinta pós-parto cesárea ou para parto normal, de modo que a partir das orientações do seu médico, você terá a oportunidade de escolher a melhor opção. As mais comuns incluem:
- Cinta sem pernas de cintura alta: esta é pequena, sendo semelhante a uma calcinha com cintura alta que pode chegar até o umbigo. É muito fácil de vestí-la e você encontra com muita facilidade para compra;
- Cinta com busto para amamentação: este modelo se assemelha ao maiô, havendo uma abertura na região dos seios com a finalidade de facilitar a amamentação;
- Cinta de pernas e colchetes: este tipo de modelo possui aberturas laterais, o que facilita a sua utilização;
- Cinta com velcro: é bastante semelhante a uma faixa espessa, de modo que você pode ajustá-la ao corpo para melhor envolver o abdômen.