Cansaço na Gravidez: Entenda Por Que Isso Acontece
O cansaço na gravidez é muito comum, sendo um sintoma aparente, intenso e inexplicável que geralmente acompanha um sono excessivo. É importante destacar aqui que se trata de algo normal, já que o corpo está passando por muitas mudanças.
Durante a gestação, cada mulher sente sintomas diferentes com intensidades diferentes, de modo que você pode ter altos e baixos em relação à fadiga, que resulta de uma sobrecarga corporal intensa.
É mais comum que as grávidas sintam-se exaustas principalmente nas primeiras semanas de gestação, momento este em que ocorrem diversas mudanças corporais. Para entender melhor o assunto, continue nos acompanhando.
Cansaço na gravidez no primeiro trimestre
O cansaço na gravidez no primeiro trimestre é considerado normal, já que o nível de progesterona no organismo da mulher tem um aumento bastante acentuado, de modo que ela tende a se sentir sonolenta e cansada.
O metabolismo também é alterado, ficando mais acelerado e queimando uma maior quantidade de energia, fator este que também contribui diretamente com os sintomas de fadiga no início da gestação.
A pressão arterial tende a ficar mais baixa e há aumento da produção de células sanguíneas, o que também acaba sugando a energia da mulher, que também precisa lidar com outros sintomas que afetam o sono, como os enjoos e micção frequente.
Cansaço na gravidez no segundo trimestre
O segundo trimestre da gestação é conhecido por muitos como “período de lua-de-mel”, pois seu corpo já terá se adaptado à maioria das alterações e principalmente às ações hormonais constantes.
Desse modo, a gestante tende a se sentir menos cansada durante esta fase e terá mais disposição de uma forma geral. Agora será então um excelente momento para começar as preparações para a chegada do bebê.
Mesmo que o pior momento de cansaço na gravidez já tenha passado, é possível sentir fadiga com menor frequência, sendo importante conhecer os limites do seu corpo e descansar sempre que necessário.

Cansaço na gravidez no terceiro trimestre
No terceiro trimestre de gestação, as gestantes tendem a voltar a sentir um cansaço mais acentuado novamente, já que o bebê estará bem maior e acaba comprimindo os demais órgãos, incluindo o pulmão.
Desse modo, um dos sintomas bastante comuns no final da gestação é a falta de ar, mas é importante ter atenção em relação a isso, pois caso a dificuldade respiratória seja grande, o mais recomendado é buscar atendimento médico.
Além do cansaço na gravidez, outros sintomas como ansiedade, dor de cabeça e escapes de xixi podem atrapalhar diretamente as noites de sono, de modo que a mulher tende a ficar mais cansada durante o dia e precise de mais pausas.
Como lidar com o cansaço
Como o cansaço na gravidez acaba atrapalhando algumas atividades diárias, é importante que as gestantes saibam como lidar corretamente com esse tipo de situação. Neste sentido, acompanhe as nossas dicas a seguir:
- Tenha uma alimentação saudável: em relação a fraqueza na gravidez o que comer, é necessário que a mulher tenha uma dieta equilibrada, rica em ferro e proteínas, incluindo frutas, legumes, ovos, entre outros;
- Se mantenha hidratada: beba bastante água durante o dia, mas lembre-se de diminuir a ingestão dessa próximo a hora de dormir para evitar a necessidade de precisar levantar para ir ao banheiro, preservando a qualidade do sono;
- Escolha uma posição confortável para dormir: dormir deitada para o lado esquerdo pode ser uma boa opção, já que a circulação sanguínea é favorecida e a gestante pode sentir mais conforto;
- Permaneça ativa: pratique atividades físicas leves regularmente, pois assim é possível prevenir problemas como cãibras e conseguir ter um sono de maior qualidade. Lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo.
Quando a fadiga pode indicar outros problemas
Na grande maioria das vezes, o cansaço na gravidez não é causa de preocupação, mas em alguns casos ela pode indicar algumas condições médicas específicas que precisam de atenção médica.
Como a gestação pode aumentar a probabilidade da mulher ter anemia caso ela não infira a quantidade de ferro recomendada, a fadiga pode indicar este problema, de modo que um exame de sangue será necessário para o diagnóstico.
Caso o sintoma de cansaço seja acompanhado por um sentimento de perda de interesse e sentimento de tristeza persistente, pode ainda iniciar um sinal de depressão pré-natal que também requer atenção especial.