Cálcio na Gravidez: Saiba Qual a Importância
O cálcio na gravidez é um nutriente fundamental tanto para a saúde da mãe quanto do bebê, pois caso seu nível esteja abaixo do normal, ambos podem ser impactados negativamente e há risco de complicações na gravidez.
Durante a gestação, todo o organismo da mulher passa por transformações intensas, tanto físicas como hormonais, e estes últimos acabam interferindo no metabolismo de diversos nutrientes, principalmente do cálcio.
Com isso, é importante ter atenção para concentração do cálcio no organismo da gestante para evitar potenciais problemas. Quer saber mais informações a respeito deste assunto? Então continue fazendo a leitura deste post.
Riscos da falta de cálcio na gravidez
Conforme mencionado anteriormente, o cálcio na gravidez é importante tanto para a mãe quanto para o bebê, pois se o mesmo não estiver disponível em quantidade adequada, alguns problemas podem acontecer, como por exemplo:
- Hipertensão gestacional;
- Nascimento do bebê com baixo peso;
- Osteopenia;
- Deficiências de minerais do feto;
- Menor crescimento do feto;
- Parto prematuro;
- Cãibras musculares;
- Dormência muscular;
- Tremores.
No caso da hipertensão gestacional, também conhecida como pré-eclâmpsia, trata-se de uma situação grave que requer acompanhamento médico mais preciso durante toda a gravidez, pois os riscos de intercorrências são bem maiores.
Qual a importância do cálcio na gravidez
Muitas pessoas não sabem para que serve o cálcio na gravidez, e estamos aqui para esclarecer esta que é uma dúvida muito comum principalmente entre mamães de primeira viagem, que estão ingressando em um novo universo.
O cálcio na gravidez será sempre um dos nutrientes mais importantes para a mãe e para o bebê, já que ele está diretamente relacionado com o desenvolvimento dos dentes, ossos, coração, músculos e nervos da criança.

Além disso, quando ele é consumido de forma adequada, o risco de desenvolver hipertensão gestacional é muito menor e o nutriente também terá um papel importante ao manter a coagulação normal.
Evitando a falta de cálcio na alimentação
A principal forma de suprir as quantidade ideais de cálcio é através da própria alimentação, de modo em que as gestantes precisam ter uma dieta balanceada também para garantir a presença de outros nutrientes essenciais.
O cálcio na gravidez pode ser adquirido a partir de laticínios, que são a principal fonte deste nutriente, mas vegetais verdes, alimentos veganos enriquecidos e nozes também são consideradas boas opções para o consumo.
A maioria dos especialistas indicam que mulheres gestantes precisam de 1.200 miligramas de cálcio por dia, então é interessante adaptar a sua dieta para atingir estes níveis considerados adequados.
E a suplementação?
A Organização Mundial da Saúde emitiu uma recomendação de suplementação de cálcio no caso de mulheres grávidas, principalmente para aquelas que estão passando por gestação de alto risco ou que têm uma alimentação pobre em cálcio.
O principal motivo para suplementar cálcio na gravidez é prevenir a ocorrência de pré-eclâmpsia, que é tida como uma das principais causas específicas para morte materna no Brasil, então é um assunto de grande importância.
Hoje a maioria dos municípios brasileiros oferecem os suplementos de cálcio para as gestantes que estão fazendo o pré-natal através da rede pública, cujo objetivo é prevenir a pré-eclâmpsia e outras síndromes hipertensivas gestacionais.
Qual suplemento tomar?
Hoje é possível encontrar diferentes tipos de suplemento de cálcio para comercialização, então se você está fazendo o pré-natal na rede particular, certamente o seu obstetra ou médico vai indicar um que seja adequado para o seu caso.
Agora se você está fazendo o acompanhamento gestacional pela rede pública, será possível saber qual cálcio tomar na gravidez em uma de suas consultas, e dependendo do município, é possível consegui-lo de graça.
Como você pode conferir, a pauta cálcio na gravidez está sempre sendo discutida e precisa ser divulgada abertamente a fim de reduzir ainda mais os riscos de complicações na gravidez, protegendo assim as mulheres e seus bebês.
Considerações finais
Embora a suplementação de cálcio na gravidez indicada para todas as gestantes ainda seja algo ainda bastante discutido entre especialistas da área, hoje é uma das melhores alternativas para reduzir a mortalidade materna por pré-eclâmpsia.
É importante destacar que ao suplementar, as mulheres precisam seguir as orientações médicas para ingerir a dose adequada no dia a dia, já que assim é possível manter as reservas deste nutriente sempre adequadas.
Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com o seu obstetra ou médico para conversar a respeito deste assunto que merece atenção devido aos riscos e complicações quando há baixa ingestão de cálcio na gravidez.
Veja também nosso post sobre febre na gravidez.