Câimbra na Gravidez: 5 Dicas Para Evitar Esse Desconforto
A câimbra na gravidez é considerada comum, já que acometem quase metade das mulheres gestantes e está relacionada diretamente com uma dor aguda, que geralmente acontece durante o período noturno.
Quando os episódios são muito frequentes, eles podem interferir nas atividades diárias e inclusive diminuem a qualidade do sono. Embora elas possam acontecer ao longo de toda a gestação, o quadro é mais comum no terço final.
Mesmo que as câimbras não sejam algo alarmante na gravidez, é sempre importante reportar este acontecimento ao obstetra. Para saber algumas formas de evitar e aliviar esse desconforto, continue acompanhando o nosso post.
5 dicas para evitar a câimbra na gravidez
As câimbras são compostas por contrações involuntárias dolorosas que ocorrem repentinamente, podendo durar alguns segundos ou minutos. Se você deseja evitar a câimbra na gravidez, veja nossas dicas:
Descanse adequadamente
Uma das causas mais comuns de câimbra na gravidez é o cansaço excessivo, que acontece principalmente porque o organismo está passando por diversas mudanças fisiológicas e anatômicas a fim de gerar uma nova vida.
Esse cansaço involuntário acaba colocando uma pressão muito intensa sobre a musculatura, levando ao aparecimento de câimbras. A câimbra na panturrilha é a mais comum, podendo acometer também outros locais das pernas.

Sendo assim, buscar por formas de descansar no dia a dia é importante para evitar que os episódios se intensifiquem. Caso a câimbra apareça, fazer o alongamento dos músculos e massagem no local afetado pode ajudar.
Controle o peso
Durante a gravidez, é absolutamente normal que as gestantes ganhem peso, mas este deve sempre ser monitorado para evitar problemas, sendo que um deles pode ser o aparecimento de câimbra na gravidez.
Quando o aumento de peso é muito acentuado, a pressão exercida sobre os vasos sanguíneos e nervos que se encontram localizados na região do abdômen para as pernas é muito grande, o que favorece o quadro.
A dica principal aqui é tentar ganhar peso de forma saudável e gradual ao realizar refeições equilibradas ao longo do dia. Além disso, quando a barriga já está grande, descansar mais ao longo do dia é muito importante para evitar câimbras.
Eleve as pernas
É normal que durante a gravidez a circulação sanguínea do corpo seja mais lenta devido principalmente à ação de hormônios diversos, que acabam atuando para aumentar o volume de sangue no corpo.
Em decorrência disso, o sangue acaba se acumulando nas pernas em maior quantidade, o que gera inchaço e favorece o aparecimento de câimbras, situação essa que é absolutamente desconfortável para a gestante.
Para tentar minimizar a câimbra na gravidez, fazer descansos regulares ao longo do dia com as pernas ligeiramente elevadas é uma ótima opção, já que assim a circulação sanguínea será facilitada.
Se mantenha hidratada
Ingerir água em quantidades ideais todos os dias é fundamental para todo ser humano, mas a necessidade de se manter hidratada na gravidez é ainda maior, já que o corpo precisa desse componente para manter o desenvolvimento do bebê.
Além disso, o consumo de pouca água é um dos fatores que pode levar a câimbra na gravidez, já que o corpo tenta compensar o fato ao retirar água de outros locais menos essenciais, que incluem fibras musculares.
Durante a gestação, é indicado que a gestante beba entre 6 e 8 copos de água diariamente para evitar a possibilidade de desidratação, que pode ser monitorada facilmente pela coloração da urina.
Consuma alimentos ricos em cálcio ou magnésio
O magnésio e o cálcio são dois minerais fundamentais para o funcionamento correto das fibras musculares, então, quando eles se encontram em valores abaixo do ideal no organismo, é possível que surjam algumas complicações, como a câimbra.
Aqui é interessante consultar o seu obstetra sobre a possibilidade de realizar um exame de sangue a fim de confirmar os níveis desses componentes no seu organismo, e caso estejam alterados, suplementos podem ser usados.
Saber o que comer para evitar câimbras na gravidez também é importante, de modo que escolher alimentos ricos em cálcio, magnésio e potássio é amplamente indicado, incluindo leite, brócolis, suco de laranja e sementes de abóbora.
Evitando novos episódios de câimbra
Com base em nosso post você pode conhecer algumas das principais causas da câimbra na gravidez e as formas para aliviar o problema, mas para prevenir novos quadros, é importante seguir mais algumas dicas:
- Faça alongamento diariamente;
- Pratique atividades físicas moderadas e leves que sejam autorizadas pelo médico;
- Evite o excesso de exercícios físicos;
- Beba bastante água durante o dia;
- Opte por uma dieta equilibrada com os nutrientes necessários para manter a saúde em dia.
Devido ao grande incômodo causado, muitas mulheres acreditam que câimbra na gravidez é perigoso, mas a situação é considerada normal na maioria das vezes e seguindo nossas dicas é possível minimizar a situação.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto ou deseje saber informações mais precisas a respeito das câimbras na gravidez, não deixe de conversar com o seu médico.
Gostaram do nosso artigo? Veja também como evitar as estrias na gravidez.