Barriga de Menino e de Menina: Conheça os Mitos e Verdades
A barriga de menino e de menina é um dos testes mais populares que promete dizer qual é o sexo do bebê. Embora seja muito conhecida, a técnica é fundamentada apenas por crenças populares, não substituindo exames médicos.
Neste caso, as pessoas avaliam o formato da barriga da grávida e tentam adivinhar o sexo da criança, já que este poderá ser confirmado apenas com 13 semanas de gestação através de exames específicos.
Mesmo que não seja um teste confiável, acaba sendo divertido para muitas pessoas que estão ansiosas pela chegada do pequeno ou pequena. Para saber mais sobre essa e outras crenças semelhantes, continue nos acompanhando.
Barriga de menino e de menina para saber o sexo do bebê
Cada mulher quando engravida terá a barriga em um formato específico, que varia conforme a sua estrutura corpórea e genética. Além disso, o formato pode mudar no decorrer da gravidez, já que se trata de um processo bastante dinâmico.
Segundo a crença popular, quando a barriga apresenta um formato mais pontudo, semelhante a um melão, a gravidez é de um menino. Já quando a barriga se encontra bem redonda, semelhante a uma melancia, a gravidez é de uma menina.
Embora a barriga de menino e de menina seja uma crença que se disseminou por todo o Brasil, é importante comentar que não há relação direta do formato da barriga com o sexo da criança, pois conforme comentado, cada mulher terá uma barriga diferente.
Outros testes populares para saber sobre o sexo do bebê
Além da barriga de menino e de menina, outros testes populares também são muito conhecidos e considerados por muitas pessoas. Conheça mais alguns deles logo a seguir:
- Alimentação: caso a gestante sinta mais vontade de comer alimentos salgados, ela está grávida de um menino. Caso esteja com mais vontade de comer alimentos doces, está grávida de uma menina;
- Linha Alba: quando a linha alba, que é a linha escura que surge no meio da barriga, chega até o estômago, a gravidez é de um menino. Se a linha alba chega apenas até o umbigo, a gravidez é de uma menina;
- Pele: se a pele da gestante estiver mais bonita clara, ela está grávida de um menino. Se a pele estiver mais oleosa e com tendência a formação de espinhas, a gravidez é de uma menina;
- Enjoos: se a gestante tiver poucos enjoos matinais, a crença popular diz que a gravidez é de um menino, enquanto enjoos matinais mais frequentes são devido a gestação de uma menina;
- Formato do rosto: se o rosto da gestante estiver mais magro do que era antes da gestação, a gravidez é de um menino. Quando o rosto se encontra mais gordinho durante a gestação, ela está grávida de uma menina;
- Cabelo: se os cabelos da gestante estiverem mais brilhosos e macios, isso indica a gravidez de um menino, enquanto cabelos mais secos e opacos indicam a gravidez de uma menina.
É importante destacar que estas crenças não possuem comprovações científicas, então é sempre necessário confirmar o dignóstico do sexo do bebê com base em meios médicos, conforme comentaremos a seguir.

Formas de afirmar o sexo de bebê
Todas as gestantes devem fazer acompanhamento através do pré-natal, já que assim é possível garantir a sua saúde e a do bebê. Em determinados momentos, os pais terão a opção de saber ou não o sexo da criança.
Geralmente o diagnóstico é feito com base em ultrassom diferenças entre feto feminino e masculino, onde o profissional responsável pode visualizar as estruturas do bebê e distinguir se é um menino ou uma menina.
Além disso, o exame de sangue pode fazer a sexagem fetal de forma segura e concreta. Como esses testes podem ser feitos apenas em períodos específicos da gestação, você pode tentar adivinhas o sexo com base nas crenças populares, o que acaba sendo divertivo.
Quando o ultrassom e o exame de sangue podem ser feitos
Para que a confirmação do sexo do bebê seja confirmada com certeza, é preciso que os exames sejam realizados dos períodos determinados pela ciência. Veja abaixo quando esses testes podem ser realizados:
- Ultrassom: você pode realizá-lo a partir das 13 semanas de gestação, sendo que este exame é muito eficaz para a sexagem do bebê. Além disso, ele permite uma avaliação mais criteriosa do feto como um todo;
- Exame de sangue: o exame de sangue fetal pode ser feito a partir de 8 semanas de gravidez e não precisa de indicação médica. Esse tipo de este pode ser feito através do SUS e apresenta resultados muito confiáveis.
Por fim, é importante mencionar que segundo a medicina, não há diferença entre gravidez masculina e feminina, já que o processo de desenvolvimento do feto dentro do corpo da mãe acaba sendo basicamente o mesmo para ambos os sexos.