Baby Blues: Tristeza Após o Parto é um Sentimento Normal
Baby Blues é um problema muito comum que geralmente acomete mulheres no pós-parto. Na maioria das vezes ele é caracterizado pelo sentimento de tristeza e ficar atento aos sinais é muito importante para tomar as medidas cabíveis.
Segundo a American Pregnancy Association, entre 70% e 80% das mulheres acabam manifestando algum sentimento negativo após o parto, sendo um tema muito importante para futuras mães e também para as pessoas ao redor delas.
Se você deseja saber maiores informações a respeito do assunto, e ainda compreender até que ponto este sentimento negativo é normal, continue acompanhando o conteúdo que disponibilizamos a seguir.
Baby Blues: o que é?
Após o parto, é muito comum que todas as atenções fiquem concentradas sobre o bebê, de modo que muitas vezes a saúde e o estado emocional da mulher acabam passando despercebidos pelo companheiro e pela família.
O Baby Blues é caracterizado por uma tristeza profunda, sentimento de impotência e medo, sendo algo bastante comum no caso de mulheres no pós-parto. Geralmente esta condição acaba se manifestando nos primeiros dias após dar à luz.

Estes sentimentos são distintos da depressão pós-parto, mas é importante saber detalhes sobre o assunto para saber diferenciar estas condições que acometem milhares de gestantes em todo o mundo.
Principais causas da condição
Atualmente há inúmeras explicações para a ocorrência do Baby Blues, onde as justificativas mais concretas estão relacionadas principalmente com alterações hormonais, que ocorrem durante a gestação e após o parto.
Durante a gravidez, o organismo da mulher produz uma grande quantidade de estradiol, de modo que após o parto, este hormônio sofre uma queda significativa e pode interferir diretamente em relação a sentimentos como ansiedade e tristeza.
Outros tipos de hormônios produzidos pela glândula tireóide também podem cair de forma brusca no pós-parto, aumentando a sensação de tristeza e cansaço. Sendo assim, a condição é reversível e deve ser resolvida em pouco tempo.
Quais são os principais sintomas?
Já em relação ao Baby Blues sintomas, estes estão diretamente relacionados ao sentimento de tristeza, caracterizado principalmente por um estado de melancolia e nostalgia constantes. Veja a seguir outros indícios desta condição:
- Insegurança;
- Impaciência;
- Irritabilidade;
- Alteração do sono;
- Estado de ansiedade;
- Dificuldade em se concentrar;
- Mudanças de humor bruscas;
- Maior sensibilidade emocional;
- Comentários autodepreciativos;
- Vontade constante de chorar, mesmo sem motivo aparente;
- Preocupação excessiva com a saúde do bebê.
Embora os sintomas do Baby Blues possam assustar, é importante mencionar que eles se manifestam de forma branda, sendo que o mais comum é que eles desapareçam completamente após duas semanas do parto.
Diferenças entre Baby Blues e depressão pós-parto
Embora os sintomas relacionados ao Baby Blues e à depressão pós-parto sejam semelhantes, é importante destacar que se tratam de duas afecções distintas. As características da depressão pós-parto são mais visíveis, e incluem:
- Grande dificuldade em estabelecer laços com o bebê;
- Episódios de pânico;
- Fadiga intensa;
- Mudanças de humor severas;
- Alteração do apetite;
- Afastamento involuntário de familiares e amigos;
- Redução na preocupação com a higiene;
- Pensamentos constantes relacionados prejudicar o bebê ou a si mesma;
- Pensamentos de morte ou suicício.
A depressão pós-parto geralmente acomete mulheres que já apresentavam um histórico de depressão em outros momentos da vida, de modo que elas acabam tendo uma maior predisposição para o desenvolvimento do quadro.
O tratamento para a depressão pós-parto envolve sessões de psicoterapia e a administração de medicações específicas, podendo variar conforme o quadro de cada paciente, que precisa também do apoio de amigos e familiares.
Tratamento para o sentimento de tristeza pós-parto
Conforme já mencionamos, o Baby Blues é caracterizado por um sentimento de tristeza e ansiedade brandos após o parto, de modo que a cura pode acontecer de forma espontânea. Algumas opções podem auxiliar a amenizar os sintomas:
- Converse com pessoas conhece você confia e exponha seus sentimentos;
- Mantenha sempre uma dieta equilibrada para que o seu organismo consiga se estabilizar de uma forma geral após o parto. Alimentos ricos em ômega 3 podem auxiliar no equilíbrio e manutenção das funções cerebrais;
- Tenha sempre em mente que você não está sozinha e que o Baby Blues puerperal é muito comum, ou seja, muitas mulheres também passam por isso ao longo de suas vidas;
- Peça ajuda sempre que achar necessário para realizar as atividades de rotina, pois no período pós-parto é comum que você não dê conta de tudo sozinha.
Por fim, vale comentar que você não deve ter medo em contar para o seu obstetra caso esteja manifestando os sintomas comentados em nosso post, pois este profissional poderá ajudá-la de diversas formas.