38 Semanas de Gestação: Principais Cuidados Nesse Período
Com 38 semanas de gestação o bebê está basicamente pronto para vir ao mundo e os pais ficam cada dia mais ansiosos para conhecer o novo integrante da família, mas enquanto ele não chega, é preciso manter alguns cuidados.
Nesta fase, o sistema imune do bebê ainda está passando por algumas adaptações que serão finalizadas somente após o nascimento, onde o consumo do colostro irá ajudar a criança a permanecer mais forte contra diversas doenças.
Se você deseja saber como está o desenvolvimento no bebê neste período e conferir os principais cuidados a serem tomados nesta etapa da gestação, continue fazendo a leitura do nosso conteúdo a seguir.
Desenvolvimento do bebê
Quando as 38 semanas de gestação chegam, o bebê já se encontra muito bem desenvolvido e os seus pulmões já estão preparados para a primeira respiração logo após o nascimento, sendo que este é um dos últimos órgãos a serem maturados.
A fina camada que cobre a pele do bebê que é conhecida como lanugo está terminando de desaparecer junto a vernix caseosa. Além disso, os níveis hormonais do bebê estão mais altos, mantendo assim os níveis de glicose e pressão arterial dentro do normal.
Já em relação ao tônus muscular do bebê, este está desenvolvido e todos os ossos do corpo estarão bem formados, estando preparados para continuar crescendo ao longo da infância e adolescência.
Peso e tamanho do bebê
Com 38 semanas de gestação, o bebê está basicamente preparado para vir ao mundo e a média de peso é 3,1 kg, lembrando que este é um dado muito variável que vai depender de diversos fatores para ser estabelecido.

Já em relação ao tamanho da criança, ela tem cerca de 49.3 centímetros quando medimos da cabeça aos pés e por volta de 34.6 centímetros quando medido da cabeça ao bumbum, também sendo um dado variável.
Já em relação a 38 semanas de gestação é quantos meses, trata-se de 9 meses e a mulher está no terceiro trimestre da sua gestação. O bebê deve nascer cerca de 14 dias após o início desta semana.
Como está o corpo da mulher
No final da gestação, a mulher pode continuar tendo sintomas como insônia e dificuldade para dormir. Além disso, com 38 semanas de gestação muitas grávidas ainda reclamam de inchaço nas pernas e nos pés.
As contrações de Braxton-Hicks continuam acontecendo, porém, em uma frequência maior e em um tempo padrão. Vale lembrar que estas são diferentes das contrações efetivas do parto, que por sua vez são mais fortes.
A vontade frequente de urinar também pode estar presente e isso acontece principalmente porque o útero pressiona a bexiga, lembrando então que o escape de xixi é completamente normal.
Principais cuidados nas 38 semanas de gestação
Com 38 semanas de gravidez, a mulher deve tomar alguns cuidados para prosseguir com um final de gestação saudável e poderá tomar algumas atitudes simples para minimizar os sintomas. Confira logo a seguir:
Insônia ou dificuldade para dormir
Para que você se sinta mais confortável e venha a ter uma melhor noite de sono, uma boa opção será dormir com um travesseiro entre as pernas e se deitar em uma posição realmente confortável, onde consiga respirar melhor.
Além disso, deve-se estabelecer uma rotina de sono em ambientes calmos, evitando dormir durante o dia para que não haja interferência sobre o sono noturno, pois ele é o mais importante para o descanso geral.
Contrações de Braxton-Hicks
Estas contrações de treinamento são normais e não vão desaparecer até que o parto aconteça, mas é possível aliviar o sintoma ao fazer exercícios de respiração profunda e de relaxamento. Além disso, mantenha-se hidratada.
Especialistas também recomendam que nas 38 semanas de gestação a mulher movimente o corpo, fazendo algumas deles caminhadas ou simplesmente mudando o corpo de posição, já que estas atitudes amenizam as contrações de Braxton-Hicks.
Inchaço nos pés e nas pernas
Para que este sintoma não se torne tão incômodo, a mulher não deve ficar muito tempo de pé e optar sempre por sentar-se ou deitar-se com os pés elevados, melhorando assim a circulação sanguínea na região.
Fazer exercícios físicos leves e de acordo com o seu período de gestação também pode ser uma ótima alternativa, mas lembre-se sempre de buscar a orientação do seu médico antes de implementar exercícios diversos à sua rotina.
Constante vontade de urinar
É importante salientar aqui que com 38 semanas de gestação este é um sintoma muito comum que acomete basicamente todas as mulheres, então nossa dica é: não prenda a urina, mesmo que o escape ocorra em momentos inadequados.
Vale destacar também que você não deve reduzir o consumo de água devido à vontade frequente de urinar, pois permanecer-se hidratada é fundamental para manter o desenvolvimento do bebê adequado, bem como a sua saúde em dia.