35 Semanas de Gestação: Saiba o Que Acontece Nesta Fase da Gravidez
Com 35 semanas de gestação o bebê está crescendo a todo vapor, mas em um ritmo mais lento. A mulher normalmente se sente mais cansada nesta fase e precisa tirar alguns momentos do dia para descansar adequadamente.
Com o passar da gestação, é muito comum que as mulheres fiquem curiosas sobre o desenvolvimento do bebê dentro de sua barriga e o tempo todo ocorrem ações hormonais importantes para que a gravidez siga adiante de forma saudável.
Se você chegou a semana 35 e deseja saber com detalhes quais são os principais eventos ocorrendo em seu corpo no momento, continue acompanhando nosso post para conferir diversas informações interessantes.
Como está o desenvolvimento do bebê
Com 35 semanas de gestação o bebê já está maior e o rostinho tende a ficar mais liso, de modo que as rugas existentes na fase anterior desaparecem. A pele normalmente tem uma cor mais rosada devido ao acúmulo de gordura para o controle da temperatura.
Outra curiosidade sobre esta fase é que o bebê possui uma camada de vérnix caseosa recobrindo todo o seu corpo, cujo objetivo é prevenir infecções, proteger a pele do próprio líquido amniótico e mantê-la hidratada.
Além disso, o bebê já tem as unhas devidamente formadas nos dedinhos e o cabelo já está presente. Seus rins e fígado já estão formados e trabalham normalmente para processar certas substâncias desnecessárias para o bebê.
Tamanho do bebê com 35 semanas de gestação
O tamanho do bebê varia muito de uma gravidez para outra, a depender de componentes genéticos e também físicos da própria mãe, então ao fazer o ultrassom é possível ter noção com exatidão das medidas do seu bebê.

Nas 35 semanas de gestação normalmente o bebê possui cerca de 45,5 centímetros quando medidos da cabeça aos pés e 32 centímetros quando medidos da cabeça até o bum bum.
Nesta semana a criança pesa em torno de 2,5 kg e seu tamanho pode ser comparado ao de um melão amarelo, sendo que estas medidas podem mudar a cada dia do desenvolvimento do bebê.
Quais são as mudanças no corpo da mulher?
Com 35 semanas de gestação é comum que as mulheres tenham insônia ou dificuldade para dormir devido ao tamanho da barriga. Por conta disso, elas podem se sentir mais cansadas ao longo do dia.
Já os sintomas que envolvem a sensação de falta de ar ou a vontade frequente de urinar devem continuar, pois estes geralmente são causados pelo tamanho do bebê, que acaba comprimindo a bexiga e os pulmões.
Com 35 semanas de gravidez também podem surgir as contrações de Braxton-Hicks que não costumam ser fortes. Outros sintomas comuns incluem a sensação de queimação no estômago e o inchaço nas pernas e nos pés.
Dicas para aliviar os sintomas
A maioria dos sintomas presentes nas 35 semanas de gestação são bastante incômodos para as grávidas, sendo interessante buscar por alternativas que proporcionem um maior conforto geral. Veja algumas dicas a seguir:
- Insônia ou dificuldade para dormir: dormir virada para o lado e com um travesseiro no meio das pernas pode proporcionar uma posição mais confortável, lembrando que o quarto deve estar calmo e escuro;
- Cansaço excessivo: uma dica interessante é reservar momentos no decorrer do dia para descansar e também ir dormir mais cedo no final do dia, assim você se sentirá mais disposta e menos cansada;
- Sensação de falta de ar: dormir do lado esquerdo ajuda a aliviar esse incômodo e ao ficar de pé, manter-se com o corpo ereto proporciona mais espaço para que o pulmão se expanda;
- Vontade constante de urinar: aqui não existem muitos truques para aliviar a sensação, sendo importante não prender a urina e jamais diminuir a ingestão de água para reduzir as idas ao banheiro;
- Contrações de Braxton-Hicks: fazer exercícios leves de respiração profunda ou de relaxamento, bem como ingerir bastante água podem ajudar a aliviar os desconfortos normalmente causados por este sintoma;
- Azia: pequenas atitudes para mudar seus hábitos alimentares podem ajudar muito a reduzir a presença deste sintoma. Faça refeições menores e mais vezes por dia, evitando alimentos processados e evitar deitar após se alimentar;
- Inchaço nas pernas e nos pés: evite permanecer muito tempo de pé e colocar as pernas em uma posição em que fiquem mais elevadas que o corpo poderá melhorar a circulação sanguínea, diminuindo o desconforto.