24 Semanas de Gestação: Saiba Tudo que Acontece Nesse Período
As 24 semanas de gestação são marcadas pelo constante desenvolvimento pulmonar do bebê, etapa esta que é fundamental para que ele consiga respirar por conta própria após o nascimento.
O corpo da gestante também está passando por várias modificações e reage de forma intensa aos estímulos hormonais, o que muitas vezes tende a intensificar os sintomas ou fazer com que novos sintomas apareçam.
Para seguir com uma gestação saudável, é importante manter uma alimentação adequada e se hidratar constantemente. Saiba mais sobre esta fase da gravidez e confira algumas dicas logo a seguir.
Desenvolvimento do bebê com 24 semanas de gestação
Nas 24 semanas de gestação como o bebês está é uma das maiores curiosidades das mamães, e nesta fase, a maioria dos órgãos sensoriais do pequeno já estão formados, possibilitando que ele sinta o gosto e o cheiro do líquido amniótico.
Além disso, ele se torna capaz de escutar sons vindos do exterior e de responder com movimentos. No final desta semana, as pálpebras que recobrem os olhos se separam totalmente e ele já consegue abri-las levemente.
Os ramos pulmonares também iniciam a sua formação e as células que produzem o surfactante pulmonar começam a trabalhar. Esta é uma substância que reveste os alvéolos pulmonares para viabilizar a troca de oxigênio quando o bebê começa a respirar após o nascimento.
Tamanho e peso médio do bebê
O tamanho e peso médio do bebê com 24 semanas de gestação varia muito de uma mulher para outra, pois estes dois dados variam de acordo com fatores diversos e você poderá confirmá-los por meio de um ultrassom.

Geralmente, o tamanho do bebê nessa etapa da gestação é de 30,4 centímetros em média quando medimos da cabeça aos pés. Já quando medimos da cabeça ao bumbum, o tamanho médio é de 21,3 centímetros.
O tamanho pode ser então comparado a um melão e o peso médio do bebê é de 665 gramas, lembrando que semanalmente ele estará maior e tende a ganhar cada vez mais peso conforme vai se desenvolvendo.
Principais mudanças no corpo da mulher
Conforme mencionado no início do post, nas 24 semanas de gestação a mulher também está passando por modificações corporais e tende a ter alguns sintomas bastante desconfortáveis, como azia e refluxo.
É comum também que a digestão fique mais lenta e acabe contribuindo diretamente para o aparecimento da azia, então é importante manter uma alimentação equilibrada para amenizar o desconforto causado por este sintoma.
É nesta fase também que algumas mulheres podem desenvolver anemia, que geram sintomas como cansaço excessivo, tontura e palidez. Isso pode ser devido a baixos níveis de ferro, componente este que pode ser suplementado.
Momento do ultrassom morfológico
Quando a mulher chega em 24 semanas de gestação, é muito comum que o obstetra solicite a realização do ultrassom morfológico. Este exame permite identificar com clareza qual fase de desenvolvimento o bebê está.
Outro papel importante deste tipo de ultrassom é buscar por possíveis anormalidades com o feto, como malformações ou doenças. Caso estas estejam presentes, o profissional já pode tomar as medidas cabíveis.
No ultrassom morfológico os pais também descobrem o sexo do bebê com mais exatidão, já que este exame é mais específico e gera imagens mais nítidas, que permitem identificar um número maior de estruturas.
Dicas para aliviar os sintomas das 24 semanas de gestação
Para que as mulheres se sintam melhores em relação ao desconforto gerado pelos sintomas comuns das 24 semanas, é possível que elas tomem alguns cuidados, como por exemplo:
- Azia ou refluxo: se alimente mais vezes ao dia e em menores quantidades, priorizando alimentos saudáveis como frutas, verduras, legumes e aqueles que possuem grãos em sua composição;
- Anemia: uma ótima dica aqui é consumir alimentos que sejam ricos em ferro, como o bife de fígado, espinafre e feijão. Caso seja preciso suplementar ferro, siga à risca todas as orientações do seu médico.
Além dos cuidados acima, é importante realizar as atividades físicas liberadas pelo seu médico, como caminhada, hidroginástica e natação, já que estes ajudam a manter a saúde geral da gestante em dia.
Também vale destacar a grande importância dos exames de pré-natal, sendo fundamental que você realize este acompanhamento adequadamente para assegurar de que tudo está indo bem na sua gravidez.