10 Semanas de Gestação: Veja Como Está o Seu Bebê
As 10 semanas de gestação geralmente é bastante marcante, já que é nesta fase que as gestantes dão início aos exames laboratoriais definidos pelo acompanhamento pré-natal, que devem garantir a plena saúde do bebê.
Ao longo da gravidez é comum que muitas dúvidas surjam e as mulheres muitas vezes têm curiosidade sobre o que está se passando dentro do seu corpo no decorrer da evolução da gestação.
O objetivo do nosso post é disponibilizar informações concretas para que você possa saber com maiores detalhes como está o desenvolvimento do seu bebê nessa etapa da gestação, confira!
10 semanas de gestação: como está o desenvolvimento do bebê
As 10 semanas de gestação são um marco muito importante durante a gravidez, já que é neste período que ocorre a formação de cartilagens e ossos, narinas , canais auditivos e cotovelos, de modo que o bebê poderá flexionar os braços.
A cabeça ainda se mostra maior do que o restante do corpo e todos os pequenos dentes de leite já estão formados. Nessa fase o embrião é promovido para feto, que são terminologias usadas com frequência na área da medicina.
Já o coração está totalmente formado, podendo bater entre 2 a 3 vezes mais rápido do que o coração da mãe. Os olhos também estão sendo desenvolvidos e as pálpebras começam a cobri-los pouco a pouco.
Tamanho do bebê
Na 10ª semana de gravidez tamanho do bebê varia entre 3,4 a 4 centímetros, que pode ser comparado ao tamanho de um morango. Já o peso aproximado é de 10 gramas, também havendo variação de uma mulher para outra.
A evolução do bebê nessa fase está acontecendo a todo vapor, isso quer dizer que em pouco tempo ele estará maior por sofrendo múltiplas alterações celulares que visam formar todas as suas estruturas corpóreas corretamente.
Também será possível visualizar algumas mudanças mais perceptíveis no corpo da gestante, de modo que elas podem ter dificuldades para usar roupas antigas e devem optar por aquelas que são mais largas e confortáveis.

Principais mudanças no corpo da mulher
Conforme citado no tópico anterior, as 10 semanas de gestação também são marcadas por mudanças mais evidentes no corpo das mulheres, já que a barriga se mostra mais proeminente e arredondada na parte inferior do abdômen.
É comum que as gestantes sintam dores na pelve nessa fase, com foco em um ou dois lados do abdômen, pois os músculos e ligamentos da pelve que sustentam o útero ficam mais frouxos a fim de acomodar melhor o bebê.
De uma forma geral, todas as mudanças que ocorrem no corpo da mulher tem como objetivo prepará-la para o momento do parto, mesmo que este ainda leve algum tempo para acontecer.
10 semanas de gestação: sintomas
Como você pode ver até aqui, as 10 semanas de gestação acompanham inúmeras mudanças, tanto para a mãe quanto para o bebê. Com isso, podem surgir alguns sintomas mais específicos que incluem:
- Enjoo matinal: para aliviar este sintoma é importante fazer pequenas refeições ao longo do dia, além de se manter hidratada. Caso os enjoos sejam muito fortes, é importante consultar um médico;
- Dor na pelve: realizar alongamentos leves e alguns movimentos suaves podem auxiliar no alívio deste desconforto;
- Prisão de ventre: para reduzir este problema é interessante consumir alimentos ricos em fibras, como grãos inteiros, vegetais e frutas, além de praticar exercícios físicos moderados.
É importante mencionar que o tipo de sintoma e a intensidade que ele se apresenta vai variar de uma gestante para outra, sendo importante ter atenção para buscar um médico caso seja necessário.
Cuidados importantes
No início desse post comentamos que as 10 semanas de gestação são marcadas por exames laboratoriais que são mais específicos, de modo que a checagem garante a integridade da mãe e do bebê.
Os cuidados na 10ª semana de gestação são relacionados principalmente ao pré-natal, onde pode ser feita a ecografia transvaginal. Ela permite a identificação de:
- Pontos de ossificação em locais específicos do feto;
- Ventrículos laterais e também dos plexos coroideus;
- Segmentação das extremidades, onde os dedos já podem ser identificados;
- Herniação fisiológica do intestino, será será finalizada na 12 semana;
- Entre outras estruturas.
Outros exames de rotina que devem ser feitos incluem a avaliação da peso da gestante, circunferência abdominal e pressão arterial. O obstetra ainda pode solicitar exames de urina, sangue, ginecológicos e ultrassonográficos.
Todas as orientações médicas devem ser seguidas à risca, sendo que alguns profissionais podem até mesmo indicar suplementação de ácido fólico, que irá manter o seu corpo e o bebê saudáveis.