1 Dia Antes do Parto: Veja Quais São os Preparativos Para a Chegada do Bebê
1 dia antes do parto o clima geralmente está marcado por euforia e ansiedade, sendo um momento onde a mãe precisa se manter calma e buscar preparar tudo o que é necessário para a chegada do bebê.
Com mais preparação, é possível garantir que o momento do parto e pós-parto sejam mais confortáveis para a mãe e para o bebê, então é importante listar o que precisa ser levado à maternidade para não esquecer nada importante.
Através do nosso post você poderá conferir diversas dicas para se preparar para o momento do parto a fim de que este seja um momento perfeito, então continue acompanhando o conteúdo logo a seguir.
O que levar na mala maternidade
A mala da maternidade é um componente muito importante para a chegada do bebê e ela deve estar devidamente preparada 1 dia antes do parto, pois assim você terá garantia de que não esqueceu nenhum item importante.
Embora a data tida como do parto não seja exata, ela serve como base para que os pais do bebê se organizem adequadamente. Abaixo disponibilizamos uma lista com os principais itens que devem estar presentes na mala maternidade:
Itans para a mãe
- Duas ou mais camisolas, além de pijamas com abertura frontal;
- Sutiãs próprios para amamentação;
- Meias;
- Calcinhas mas confortáveis;
- Roupão;
- Produtos de higiene pessoal, como sabonete, escova de dentes e absorvente noturno;
- Absorvente para os seios;
- Chinelo ou pantufas para usar no quarto;
- Chinelo para usar durante o banho;
- Uma troca de roupa para quando sair da maternidade;
- Uma sacola para guardar roupas sujas.

Itens para o bebê
- Bodys;
- Macacões;
- Meias;
- Fraldas de boca;
- 1 cobertor;
- 2 casaquinhos com botões na frente;
- Uma roupa para o momento da saída da maternidade;
- Uma sacola para roupas sujas;
- Pomada para assadura;
- Algodão;
- Cotonetes;
- Sabonete líquido de glicerina;
- Escova para cabelo;
- Fraldas descartáveis.
É importante mencionar que os componentes da mala maternidade podem variar conforme as necessidades da mulher e da criança, então em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a própria maternidade.
O que não levar na mala maternidade
A mala maternidade é aquela na qual vão itens diversos para que os primeiros dias com a criança sejam o mais tranquilos possíveis, então ela não precisa ser complexa e repleta de vários itens desnecessários.
1 dia antes do parto você pode organizá-la de uma forma mais prática, de modo que fique mais fácil pegar os itens. Vale mencionar que em caso de cesárea, a mulher e a criança podem ficar até 4 dias no hospital.
Sendo assim, não é preciso fazer uma mala muito grande e evite levar roupas de cama ou itens de decoração, mantenha o foco no seu conforto e do bebê, então priorize também roupas mais confortáveis.
Quais são os sinais do parto?
Caso esteja se preparando para dar a luz, possivelmente estará curiosa para saber quais são os primeiros sinais do parto caso seja a primeira gestação, então confira a seguir uma breve lista com os sinais de parto mais comuns:
- Aumento das contrações de Braxton Hicks: estas contrações não são as mesmas do trabalho de parto e aparecem de forma esporádica, mas quando o momento do parto se aproxima, estas contrações acontecem com mais frequência;
- Sensação de respirar melhor: Quando se chega à data próxima do parto, o bebê muda de posição desce para a área pélvica, descomprimindo um pouco o diafragma e o pulmão, dando à mulher a sensação de respirar melhor;
- Pressão na pelve: esta é um sintoma que pode aparecer com mais intensidade 1 dia antes do parto, pois o bebê estará encaixado no canal pélvico, havendo assim uma pressão na região;
- O bebê diminui os movimentos: quando se aproxima no momento do parto, é comum que as mães sintam os bebês se mexerem menos;
- Aumento da secreção vaginal: o tampão mucoso é um componente importante que serve para manter o útero de microrganismos do meio externo, e próximo ao parto o mesmo é expelido;
- Maior inchaço das pernas e mãos: devido ao maior peso do bebê, vasos sanguíneos da região pélvica podem ser comprimidos, prejudicando a circulação sanguínea da mãe e favorecendo os inchaços.
1 dia antes do parto: considerações finais
Com base em nosso post você pode conferir ótimas dicas de como preparar sua bolsa maternidade 1 dia antes do parto, além de acompanhar com detalhes os principais sintomas que indicam que o parto está próximo.
Para que tudo seja perfeito, é fundamental ter organização, então lembre-se também de deixar as coisas em casa organizadas para o seu retorno com o bebê, assim será tudo mais prático.
Além disso, peça ajuda para o seu parceiro, familiares ou amigos sempre que necessário, já que o pós-parto também é um momento delicado onde a mãe precisa de atenção e repouso para a recuperação devida.